E o tempo voa…

2020 tem sido um ano confuso e perverso para todo mundo. Mesmo para os que ainda estão tranquilos e “felizes”, 2020 ficará marcado como um ano extremamente único.

Mas a razão deste post é reviver o início dele. Hoje, 2 de setembro de 2020, completam 10 anos do meu primeiro mochilão para a Europa. Há praticamente 11 anos atrás eu iniciava as pesquisas, preparações, documentos, planejamentos mil e roteiros variados para a primeira aventura em terras europeias. Todo o antes, durante e o depois (com os custos da viagem na época e afins) está documentado aqui… E eu criei esse blog no WordPress para que fosse algo diferente e único e me ajudasse (e ajudasse as outras pessoas) a encontrar informações, dicas e ver a realidade que aconteceu na viagem… Tá tudo aqui, um pouco perdido (e logicamente desatualizado), mas a inocência da primeira viagem e as descobertas que rolaram de cada passo nos 27 dias que rolaram, está por aqui.

Madrid2010
A primeira foto na Europa, em 2010. Primeiro dia de férias…


10 anos atrás eu iniciava uma viagem ao que hoje é a minha vida. 10 anos eu pisava primeiramente em Madrid e me maravilhava (e me perdia) ao que hoje praticamente é “meu lar”, minha casa e meus dias… 10 anos eu quase nunca tinha feito viagem internacional (Peru foi a primeira e depois Buenos Aires), mas chegava com minha mochila e uma pasta de documentos para provar que era um turista novato e sem intenção de ficar por aqui.

10 anos é muito tempo. É toda uma década e eu vejo o quanto era novo e cabeludo na época, mas que se parar para pensar bem no fundo, uma década passa muito rápido e muitos dos teus planos (e sonhos, e amigos, e vida) você acaba esquecendo ou desistindo…

Mas, há 10 anos eu chegava na Europa.

EuBarceloneta2010 Barceloneta2020
Barceloneta – 2010 x 2020

Claro que muita coisa mudou de 2010 para 2020 (não tudo) – e claro que com a pandemia tudo é diferente. Mas, algumas coisas continuam intactas e me fazem sorrir como se fosse a primeira vez. Durante o último fim de semana, fui beber uma cerveja com uns amigos e resolvi fazer o caminho a pé – Marina, Barceloneta e, passando pelo meu primeiro ponto de Barcelona em 2010, a Rambla. Claro que ela está vazia, sem a vida frenética e sua orquestra viva de pessoas, sotaques, idiomas, piadas, ofertas, barganha e alegria… Mas ela ainda é a Rambla e toda vez que passo por ela (sempre faço questão de andar por ali se vou para os seus lados), ainda respiro fundo e penso que foi ali, naquela “rua” extremamente turística, lotada e simples, que meu “amor por Barcelona” começou. Foi por ali, não me lembro exatamente o ponto, que eu prometi mentalmente “Um dia ainda vou morar aqui” e 10 anos depois, a promessa se cumpriu…

Rambla2010
Rambla – A Primeira foto em 2010

SagradaFamilia2010 SagradaFamilia2020
Sagrada Família – 2010 x 2020

Acabei lembrando por acaso dessa década passada e acabei fazendo uma retrospectiva onde tudo começou e como tudo foi se encaixando e conjecturando para que virasse a minha realidade.

Não tem parabéns, pois não acho que caiba, mas para mim é como se tudo fizesse sentido e que, mesmo 10 anos depois, é gratificante ver que uma promessa “amorosa e inocente” se cumpriu.

Que venham outras décadas, mais promessas, mais sonhos perdidos, mais desistências e mais realizações… Afinal, são esses altos e baixos que fazem da vida, a vida que conhecemos hoje.

Mochileiro
E eu ainda tenho a mesma mochila velha de guerra que me ajudou em MUITA coisa…

Que tal compartilhar esse post? 😉

3 thoughts on “E o tempo voa…”

  1. Matheus, quero te agradecer pois o conteúdo que vc disponibilizou por aqui me ajudou muito! Obrigada!

    1. Porra… Que isso! Fico MUITO feliz em ter ajudado 🙂
      Precisando de algo mais, estamos ai!

  2. Uauu você está morando em Barcelona! Que bom! Lembro de ter comentado que era seu sonho! E obrigada por ter me ajudado com tantas dicas para minha primeira viagem para a Europa.
    Vez ou outra entro nos links para ler seus textos

Deixe uma resposta