Como Morar Fora–Onde Morar?

Como primeiro tópico dessa série resolvi trazer essa pergunta/esclarecimento. Talvez essa seja uma pergunta meio tonta para se fazer, mas acho que você pode começar a sua vida diferente do básico: “Eu queria é morar fora… Qualquer lugar! Qualquer lugar eu aceito porque é melhor que aqui…” não é mesmo?

Claro que não estou aqui para dizer que a afirmação não seja verdade. Cada um sabe o “inferno” que vive e vislumbra uma melhora significativa em qualidade de vida, segurança, um melhor emprego, uma nova vida, novas oportunidades e por aí vai…

Lugar perfeito existe?

Mas o que muita gente não sabe é que o lugar perfeito não existe. E cada lugar tem os famosos “prós e contras” diferentes… Logo, é interessante decidir onde você quer morar, para buscar mais informações e se preparar para pesar e decidir onde iniciar uma “nova” vida.

Isso fica mais urgente quando você não vai se mudar sozinho. Quando levará família ou vai mudar para um país novo e terá que sustentar pessoas no Brasil mensalmente. Ou seja, além de se mudar, tudo terá que dar certo para não afetar mais pessoas com a sua “aventura”. Com isso, é importante viver em um lugar que te dê alguma tranquilidade (seja financeira ou pessoal) para não afetar a vida das demais pessoas que dependem de você.

Voltando ao que falei acima – “lugar perfeito não existe” e pode esquecer a história daquele cara que você conheceu que deu “super certo” e não pensa em voltar nunca mais… Duvide da alegria e sucesso/prosperidade de maneiras fáceis. E mesmo que isso tudo for “real”, prepare-se ainda mais, porque você estará indo depois dele e o mundo de hoje muda rapidamente…

E é fácil?

Digo isso porque muita gente tem a história de “um conhecido” que entrou em País X sem documento e hoje é gerente/dono de algo (puta história clássica). Porém, a história nunca tem muito detalhe, porque a maioria das vezes é mentira. E mesmo que seja verdade, ela iniciou em 1998 e a pessoa ignora essa informação e quer que tudo ocorra igual do que foi há mais de 20 anos… O mundo mudou muito! A Europa muito mais. Hoje todos os países se conversam e exportam e importam mão de obra. Depois da crise de 2008-2009, muitos europeus tiveram que mudar de realidade e se sujeitam a trabalhos que antes não faziam (outra lenda é falar que “europeu não trabalha em pubs. Isso é para imigrante”) e com isso a concorrência aumentou muito.

E sem falar na Xenofobia existente. Muitas vezes silenciosas e que muitos não tocam no assunto, mas está presente em TODOS os lugares. Portugal, Espanha, Itália, Irlanda… Muitos brasileiros se ferram bonito por conta disso – seja em trabalho, seja na questão de moradia ou até em documentos e oportunidades. Não senhoras e senhores, não somos bem-vindos…

Portanto, é primordial que você defina onde você quer ir para iniciar sua pesquisa. Pesquise com vontade mesmo – veja vídeos, pondere informações, duvide do que vendem como fácil e foque sua energia para “desmascarar a verdade”, se prepare para o melhor e para o pior dos cenários. Crie metas e liste tudo o que você vai precisar… Informação nunca é demais e está cheio por aí (boas e ruins… vale ressaltar). Depois disso ficará mais fácil ver o que fazer e marcar a passagem sem volta.

Não tenho como fugir da minha realidade… Logo, vou escrever sobre os dois lugares que morei (Portugal e Irlanda) e ambos os posts terão o mesmo formato e informações. Dando para você uma visão geral da minha opinião sobre o que eu passei, sofri, conquistei e me alegrei…

Se no futuro eu mudar para algum outro, usarei o mesmo modelo para atualizar as informações e passar a minha visão para frente.

Concluindo…

Então é isso… Faça uma lista dos lugares que deseja morar. Depois disso vá para o Google e comece as pesquisas. Um exemplo: Imagina que você decidiu por Barcelona. Logo, tente algumas pesquisas básicas de “como morar em Barcelona”, “O que fazer para morar em Barcelona”, “Como imigrar para Barcelona”, “vida de imigrante em Barcelona”, “começando a vida do zero Barcelona” e por aí vai… Depois disso, entre no Facebook (MUITO CUIDADO COM ISSO!) e busque grupos, mas PONDERE muito a realidade vivida no Facebook – Tem muita mentira e muita pessoa querendo ganhar a vida em cima da desgraça alheia… Acredite em mim!

Por último vá ao Youtube que está com milhares de canais com brasileiros que, como você, tiveram a mesma vontade e hoje estão passando para frente as informações para ajudar os novos viajantes.

Como falei acima, informação tem de monte. É só procurar… Por hoje comece a pensar e amanhã tem mais por aqui!

Que tal compartilhar esse post? 😉

Deixe uma resposta