Como ir – Dublin

Dublin é uma das queridinhas de brasileiros. A quantidade de brasileiros morando por lá é enorme (e quase infinita), sendo que é bem comum você ouvir e conhecer brasileiros pela cidade. Morei um ano e meio, sou suspeito para falar porque a cidade não me bateu tanto (contei aqui), mas não dá para negar que é um destino interessante. Esse post tenta listar como ir e o que fazer por Dublin.

Chegando e Saindo

Provavelmente você chegará pelo aeroporto de Dublin, até por se tratar de uma ilha e não ter muitas outras formas (pode entrar por Cork, por balsa ou pela Irlanda do Norte, mas vamos falar do mais fácil ok?).

  • Dublin, mesmo sendo parte da União Europeia, você precisa passar pela imigração e carimbar seu passaporte (ou apresentar o seu europeu). Tenha isso em mente, pois uma entrevista pode acontecer e você precisará provar todos os pontos de turismo (passagem de volta, quantos dias ficar, onde ficar, dinheiro – 70€ por dia).
  • O aeroporto é fora de Dublin, mas você tem algumas opções de transporte para ir ao centro da cidade. A mais usada são os ônibus do aeroporto (747 e 757) para o centro. O ponto fica fora do aeroporto, meio que na calçada do meio (fará sentido na hora). Compre os tickets na máquina bem no início da calçada e valide o na entrada do ônibus.
  • Existem 2 linhas e dependendo para onde você vai, uma será melhor ou pior. Para o centro da cidade ou TempleBar vá com a linha 747. Use a linha 757 se você precisar ir para a região da Camden ou do Stephen’s Green.
  • Alugar carro para Dublin não vale a pena. A cidade é confusa e tem um trânsito chato. O carro vale a pena se você quiser ir para Galway ou até para a Irlanda do Norte… Aí vale a pena. Apenas para Dublin não.

Quanto tempo ficar

Para conhecer Dublin eu diria que 2 dias (ou um final de semana) é mais do que suficiente. Se quiser ir para Galway e/ou Cork, inclua um dia para cada cidade. Irlanda do Norte (e sua região) 2 dias é o ideal.

O que não pode faltar

IMPORTANTE: Dublin chove e venta quase que infinitamente. Logo, tenha isso em mente e se prepare bem. Não deixe a chuva te desanimar. Isso é bem importante.

  • Quando pensamos em Dublin, a primeira ideia que me vinha na cabeça era Guinness. A fábrica tem um tour e creio que é o local que todos os turistas passam para se divertir. Dependendo da época do ano é interessante comprar com antecedência (dependendo da época tem desconto para quem compra antes).
  • Depois da Guinness você tem os pubs (afinal toda cidade do mundo tem um “Irish Pub”) e essa cultura está presente na cidade e em seus infinitos pubs… A região central é a mais turística e onde está o TempleBar – que mais do que um pub, é o bairro todo.
  • Dublin tem um pub para cada tipo de pessoa… O bom é que eles não cobram entrada, então vá, entra, beba se quiser e vá ao próximo.
  • St Patrick é de Dublin e sua igreja está ali (paga para entrar) e você consegue aproveitar seu jardim de graça (se não estiver chovendo…).
  • Phoenix Park é um dos maiores parques da Europa, é interessante visitá-lo e tirar foto com os veados que vivem solto por lá…
  • Outra atração é a biblioteca da Trinity College…
  • Spire. A agulha gigante (que não tem uma razão existente) é um dos pontos de referência da cidade. Vale a foto pelo menos…
  • Penneys. No resto do mundo se chama Primark, mas ela é irlandesa e lá chama-se Penneys. Gaste seus euros lá…

O que Comer e Beber

  • Cerveja! Aproveite os pints não apenas de Guinness, mas prove outros como Hop House e Smithwick’s… Cada pub terá algo diferente… Enjoy!
  • Irish Breakfast – Os irlandeses juram que foram eles que inventaram o “breakfast”. Em 2011, quando visitei a primeira vez, ouvi de um velho no hotel “You’ve never ever had a breakfast before having an Irish Breakfast”. Ah, o feijão vai ser doce…

Eu morei um ano e meio e não tenho mais para falar sobre o que é tradicional na parte de comida e bebida… Existem carnes assadas com Guinness, mas nada especial. E tem muito Fish and Chips, mas…

Que tal compartilhar esse post? 😉

Deixe uma resposta