Um dos destinos de verão mais procurados da Europa, a região do Algarve, em Portugal, é famosa pelas suas (infinitas?) praias, vilas, paisagens e preços (em tese) convidativos. Uma viagem para a região é altamente recomendável, porém alguns cuidados e planejamentos vão te ajudar a aproveitar mais.
Chegando e Partindo
- Existem duas maneiras “famosas” (até 3…), mas a mais usual é utilizar o aeroporto de Faro – a “capital” do Algarve é a cidade de partida da maioria das pessoas que visitam o Algarve, por conta do aeroporto. Outro ponto é sair de Lisboa, 3h você está no Algarve e pode curtir a cidade que escolher.
- Aí começa uma verdadeira guerra: Onde ficar? Apesar de Faro ter o aeroporto, é uma cidade e “região” pobre de praias boas. Então muita gente prefere as cidades “menores” com mais praias próximas. Albufeira, Lagos, Portimão e Lagoa são algumas dessas cidades – mais hoteleiras e simpáticas para sua hospedagem.
- O Algarve é gigante. De Faro até Lagos, são mais de 70km (não se engane com as propagandas de “apenas 63km”, porque é bem mais) ou 1h de carro. Então é fundamental escolher BEM o que fazer antes para não perder tempo.
- Trem (Comboio, como se diz por aqui) é difícil e os horários não ajudam (não é impossível, mas…). Ou seja, pense com carinho o aluguel de carro para ter mobilidade e conhecer bastante a região e praias mais afastadas.
- Sim, as estradas tem muitos pedágios. Porém usando BEM o carro, você vai acabar pagando menos de 10€ em um final de semana prolongado.
- Nas cidades é bem provável que você consiga fazer tudo a pé. Restaurantes tem de monte, assim como supermercados se quiserem comprar e comer no hostel / AirBNB ou hotel…
O que não pode faltar
Listar isso no Algarve é bem complicado, pois cada um encontra uma praia preferida e tem inúmeras outras que eu só descobri depois… Mas, deixo aqui talvez um roteiro BEM básico.
- Praia Camilo e Dona Ana (faça nessa ordem, pois a do Camilo é bem pequena e então talvez acabe ficando lotada mais tarde)
- Praia São Rafael
- Praia da Falésia
- Cabo de São Vicente (esse não é praia, mas vale. Acredite!)
Quanto tempo ficar
Aqui cabe reforçar a ideia que para viajar o Algarve é necessário um planejamento prévio para se aproveitar o tempo. Como falei acima, são muitas cidades e as distâncias precisam ser consideradas. Um final de semana é pouco e talvez uma semana seja também. Mas depende do que você planejar ver. Se seguir o meu mini (é muito mini mesmo) roteiro acima, um final de semana dá para fazer, mas precisa aproveitar o tempo e talvez dê para incluir novas praias no caminho. Tenho amigos que foram uma semana, mas que fizeram muitas outras coisas. Ou seja, veja o tempo disponível, pesquise bastante e tente encaixar. Vale ressaltar novamente: Carro é essencial para um final de semana e planejamento.
- Chegada: Sexta-feira a noite
- Sábado de manhã + tarde: Praia da Falésia e São Rafael
- Sábado entardecer: Cabo São Vicente
- Domingo: Praia do Camilo e Dona Ana
- Saída: Domingo de tarde
O que comer/beber
Como é uma região litorânea e turística, você encontra de tudo um pouco de culinária mediterrânea até mojitos cubanos. Mojitos, Sangrias de litro, Pratos com frutos do mar, Bacalhau de todos os tipos (afinal, estamos em Portugal né?) e tapas. Aproveite os Happy Hours para promoção de bebidas e drinks e não esqueça que as cervejas em Portugal são como no Brasil. Então aproveite a Sagres e a Super Bock.