Como ir para Nice (Cote D’Azur)

Chegou a vez de contar o que fazer/planejar e comer em Nice e como cobrir alguns outros pontos sensacionais da Riviera Francesa (e sua Costa Azul).

Chegando e Partindo

  • O Aeroporto de Nice é bem próximo do centro da cidade e é bem tranquilo sair dele em direção ao centro. Existe um “terminal” nos dois terminais. No 1, ao sair para o saguão, vire a esquerda e passe a porta. Caminhe 1 minuto e estará nele. Já no terminal 2, ele está no térreo do prédio.
  • É quase certo que você alugará um carro para curtir todos os pontos da Riviera Francesa. A maioria das locadoras estão no Terminal 2. Se você chegar no 1, precisará pegar um shuttle para te levar ao 2 (É longe, nem tente andar).
  • O ônibus sai do mesmo local que os demais ônibus, mas “do outro lado da rua”. Veja as placas.
  • Dependendo de onde você estiver na cidade, levará 10 minutos até o aeroporto de carro.
  • Andar em Nice é bem confuso se estiver em obras, se seu hotel for o centro, é legal ver se existe algum com estacionamento, pois não é permitido estacionar “de graça” e tem algumas ruas que não podem ter trânsito durante o período da manhã. Tome cuidado.
  • Existem estacionamentos subterrâneos (tipo de shopping), que tem um sistema “inteligente” de vaga – Ou seja, quando estiver lotado, só vão abrir a catraca quando vagar algum lugar.
  • Sim, eu fiquei uns 25 minutos esperando no sábado de noite sem poder sair, porque a fila já estava formada atrás…
  • Quase todas as estradas têm pedágios. Não são “caros”, mas existem. Fique atento para as filas quando essas pedirem dinheiro ou cartão. Cartões fora da UE podem não ser aceitos (travel card, por exemplo). Sempre tenha um dinheiro na mão ou moedas.

O que não pode faltar

A região é bem interessante e bonita. Lotada de praias e lugares fantásticos. Minha opinião ir para Nice é também visitar/conhecer os pontos abaixo:

  • Mônaco – A cidade do luxo está BEM ao lado de Nice. Vale a passada, a foto básica no Cassino e se deliciar com parte do circuito de F1, lojas da Ferrari e outras marcas fodas, além de “verificar” o preço de aluguel e/ou venda dos imóveis por ali.
  • Cap D’Ail – Bem ao lado de Mônaco, possui praias bem interessantes rodeadas por paredões fantásticos.
  • VilleFranche – É um pouco mais interessante por ter uma quantidade legal de restaurante, preço justo e uma vista para uma marina BEM legal. Fim de tarde ali é bem interessante.
  • Saint Tropez – O destino de Neymar e afins para o verão se mostra a quase 1h de Nice. Vale a ida só para tentar entender o que existe ali (e talvez volte sem resposta), mas o glamour e a visita valem a pena.
  • Le Lavandou – Saindo de Saint Tropez e andando mais uns 35 minutos para frente, você passa por várias vilazinhas e suas praias. Você pode escolher uma mais próxima, mas se tiver vontade, vá para Le Lavandou. Sem palavras. Uma das praias mais bonitas que visitei. Bem mais calma que Saint Tropez, mar piscina e muito mais acessível no preço. Ah sim, muito mais (mas MUITO MAIS) bonita.
  • Cannes – A cidade que tem um dos festivais de cinema mais importante do mundo também está por ali e se você tiver tempo, vale a ida.

    LeLavandouNice_01SaintTropezNice_02

O que comer/beber

Não esqueça que você está na França, mas é uma parte que tem muita influência da Espanha e Itália. Logo, você vai ter bares de tapas ao monte e oferta de massas (!!!), mas ainda terá pratos franceses como crepes, escargot e entrecôte. É uma boa mistura. Lógico que você não pode ir para lá e sair sem provar um peixe (Pintado) ou um prato com frutos do mar (ou os dois).

Para beber o clássico e acessível, é o vinho rosé. Pode pedir qualquer um. Mais de uma vez sim. E pode ir comprar na vendinha da esquina, que também vende gelado. Mas por se tratar de uma região litorânea, você também terá mojito, spritz e afins refrescantes…

Nice_EscargotNice_PintadoNice_RisotoMariscoNice_VinhoRose

    Quantos dias ficar?

Depende muito do teu tipo de passeio. Diria que 4 dias são os “OK” para conhecer e relaxar na região. Agora se você não é de praia, 2 dias estará de bom tamanho. Se for inverno, talvez isso. Se você estiver sem carro e quiser conhecer os pontos acima, saiba que vai ser BEM difícil (para não falar impossível).

Nice_ILoveNice

Que tal compartilhar esse post? 😉

Deixe uma resposta