Se você está tentando pegar um voo barato pela Ryanair para Milão e acabou vendo que não vai parar na cidade e sim num lugar chamado Bergamo, este post aqui tem algumas dicas para te tranquilizar em relação ao aeroporto e como ir e voltar dele.
- Bergamo fica a pouco mais de 1 hora do centro de Milão. Claro que isso leva em conta um trânsito "leve". São 49km da estação Milano-Centrale.
- Existem ônibus que partem para lá o aeroporto e a viagem gira em torna de… 1h 🙂
- O Aeroporto é "pequeno" (mas um tanto quanto confuso). Separe algum tempo se você for perdido(a) ou andar devagar. Depois do raio-x até os portões tende a ficar um pouco confuso.
- Como ele é pequeno, você não consegue se perder na hora de sair… É só passar a porta da saída e sair para a rua. Os ônibus estarão do outro lado da rua.
- Se você quiser alugar um carro, os preços são BEM interessantes e você ganha a "tranquilidade" de guiar o seu próprio caminho. Foi a minha opção.
- Dependendo do horário que você chegar (ou se a Ryanair atrasar MUITO), você vai encontrar poucas lojas abertas. Elas estão na esquerda, depois da porta do desembarque. Os carros geralmente estão no final da rampa do outro lado (direito)… O tiozinho da locadora vai "ensinar" como chegar.
- Não entre em desespero, porque você estará em um estacionamento e não terá ticket. Ao chegar à primeira cancela, aperte o botão, retire o ticket e vá para a outra saída. Nela, insira esse ticket que você "ganhou" e boa viagem.
- É bom ter GPS para sair do aeroporto, mas depois que pegar a estrada, a sinalização ajuda e muito.
- A estrada é muito boa, relaxe. E dizem que tem radar (eu não vi).
- Para voltar para o aeroporto, o Waze te leva para uma rua no meio do nada. Siga ele até sair da estrada principal e depois siga as placas do aeroporto. Se você errar como eu, fará algumas voltas em uma espécie de estacionamento abandonado. Retorne e siga o fluxo de carros. Se não tiver fluxo, siga as placas.
- Para deixar o carro, suba novamente o estacionamento que você desceu antes.
Para curtir Milão, 2 dias são OK (3 dias se você quiser entrar em algumas atrações).
O que não pode faltar na sua visita:
- Duomo
- Galeria Emanuelle
- Naviglio Grande
- Castello Sforzesco
- Parque Sempione
- Arco della Pace
- Outras atrações surgirão no meio ou próximo desses pontos. Aproveite para se perder um pouco.
Para comer:
- Cotoletta alla milanese (é um pouco diferente do nosso)
- Risotto alla milanese
- Ossobuco
- Sorvetes
- Arancino (prove numa loja em Naviglio que fica bem em frente ao rio… Tu não vai se arrepender)
Que tal compartilhar esse post? 😉