Talvez essa seja a pergunta que eu mais ouço (até mais do que o básico: E ai, tudo bem?) e a resposta é sempre um pouco complexa e vaga. Existem coisas boas em um lugar, existem outras horríveis no mesmo. O fato é que vai de cada um achar um lugar melhor ou pior. Pessoalmente falando eu respondo: Irlanda! Mesmo com uma dor no coração e a falta de sol e calor que me dói na cabeça…
A resposta é muito mais embaixo e segue uma série de fatores. Por exemplo: Não existe comparação de comida entre um e outro. Portugal dá um baile ferrenho na comida irlandesa. Mas assim, é judiação comparar – até porque não tem mesmo como comparar. A comida irlandesa ela não tem gosto (SÉRIO) e não existe nada "popularmente" bom aqui – tirando a Guinness.
Em Portugal as comidas são "mais parecidas" com as nossas (inclusive os ingredientes), então você consegue se adaptar com o que tem nos supermercados… Aqui é um pouco mais difícil (não impossível). Eu morei em Coimbra, então algumas "facilidades" de cidade grande não existem ou são bem difíceis de se achar. Aqui em Dublin você tem uns 5 "mercados brasileiros" e em Coimbra eu sabia de um lugar que "tinha alguma coisinha do Brasil…".
Mas aí você fala "É caro para porra!" E eu respondo "É! Muito!" Achei "Farofa Yoki" em Coimbra por 4 euros. Nem perdi meu tempo comparando com Dublin (porque deve chegar a 10 talvez…), mas no desespero da saudade vai que tu quer pagar, né?
E aí entramos no quesito dinheiro – Portugal é mais barato. Muito mais… Só que se você trabalhar para ganhar lá, as coisas são bem proporcionais. Aqui na Irlanda as coisas são mais caras, mas em compensação você ganha MUITO mais.
Eu costumo pensar (na vivência que tive lá) que Portugal você ganha para se manter – o salário é baixo e não sobra "tanto" para você fazer aquela economia de falar "estou MUITO bem". Aqui na Irlanda você já consegue (salvas proporções) se manter, se divertir e juntar uma graninha para alguma coisa (que seja para gastar na renovação do visto, mas só isso já é uma PUTA grana que você não teria NEM FODENDO em Portugal). O salário mínimo em Portugal são 560 euros líquido (para um trabalho full time). Aqui na Irlanda a hora mínima são 9 e alguma coisa e é tranquilo você achar um trabalho que te pague 10 euros a hora. Fazendo uma conta bem tonta, com 20 horas/semana, você recebe 800 euros no mês. Ou seja, você trabalha a metade por quase o dobro de lá. Se comparar full-time por full-time, usando o mesmo valor, você trabalha o mesmo pelo TRIPLO de lá.
Socialmente falando a Irlanda é um saco – Tu tem os Knackers, as pessoas te ignoram, não se movem para te ajudar e se bobear não olham para a tua cara (eles tem uma facilidade em dar bom dia sem te olhar que é fantástico), mas eles são receptivos. Eles te ignoram, mas te aceitam. Eles cagam para a tua existência, mas deixam você quieto no teu canto. Em Portugal, novamente na minha experiência, foi MUITO complicado. Eles têm um jeito complicado, a fala deles lembra a nossa grosseria e eles ficam PUTOS com caras que tem cidadania e não conhecem o país. Várias vezes, conversando ao além, eles simplesmente paravam de falar comigo pelo simples motivo de eu "ser profissional" lá e "tirar a vaga de um português", ao falar "mas eu tenho cidadania", eles respondiam "português de sangue, não vocês de papel…" – Xenofobia? Imbecilidade? Sei lá… Eu sei que aqui em Dublin tem MUITO estrangeiro, existe um sofrimento e coisas do gênero, mas lá foi pior. MUITO pior…
O sol lá é o bem maior. Estou apenas há 3 meses aqui e nem sei como é o inverno daqui… Mas viver lá apenas pelo Sol não está nos meus planos. Talvez um dia eu volte, não guardo mágoas do local… Mas enquanto a Irlanda tiver mais oportunidades, aqui eu fico. Socialmente e financeiramente falando é sem comparação, com a comida eu dou meus pulos e tempero minha comida do meu jeito. A acomodação daqui é absurdamente cara, mas dá para viver… Então vamos ficando né? Os pubs são mais divertidos do que os cafés de lá e aqui qualquer lugar toca rock. Eu vou sobreviver…
Hello ! Tudo bem ? Estou na Irlanda (Dublin) ha duas semanas e vim com minha esposa para tentar a vida aqui. Tenho 36 anos e cidadania portuguesa, ela com 33 e nao tem cidadania ainda.
Estamos um pouco receosas pelo fato dela nao poder trabalhar aqui ainda,apenas apos o GNIB e PPS, certo ? Ja esta agendado (o meu e o dela), porem enquanto isso nao ha muito o que possa ser feito (ou ha?).
Estou em um emprego temporario, que consegui por uma empresa de RH e recolocacao profissional, mas como eu disse, temporario.
Pensamos em Portugal, pois ficamos sabendo que com minha cidadania, la ela tem na hora o visto para trabalho. Isso procede ?
Bom ,estamos na duvida entre ficar ou ir. Alem disso, temos 02 cachorros que queremos trazer e aqui e quase impossivel, ja que nao ha muitos nas ruas e os landlords nao aceitam em grande maioria, a nao ser que seja distante de Dublin.
O que voce acha ?
Aguardo respostas e obrigada desde ja.
Abracos,
Talita
Talita, tudo bem? Te enviei um e-mail. Espero que veja e esclareça suas dúvidas.
Obrigado pela visita e um abraço!