Como ir ao aeroporto de Porto…

Vou explicar o caminho básico e como se virar para chegar ao Aeroporto do Porto vindo de trêm (ou comboio, como se diz) e utilizando o metro da cidade.
O aeroporto de Porto é ligado pelo “metro” do Porto e é a última estação da linha E – Roxa que começa (como a maioria das linhas do metro) na estação “Estádio do Dragão”. Meu caminho básico inicia na estação de trem de Porto (mais conhecida como Porto – Campanhã).
Ao chegar de trem na estação, é preciso “sair” dela, seguir para o lado direito da porta principal até ver uma entrada (bem menor do que o esperado) que é o metro. É ali também que você consegue (se não tiver já) comprar o ticket. O sentido correto é o mesmo que você entra na estação, não precisa pegar nenhuma escada, só aguardar o trem. Como é uma única plataforma, chegam vários trens de diversas linhas. Então cuidado e pegue o indicativo da Linha E ROXA.
Outro cuidado que você precisa ter é com a validação do título de metro. São pequenos “validadores” logo na entrada. Não existe catraca ou qualquer bloqueio na entrada da estação, mas existe uma multa se você for pego sem o título validado.
Para comprar o bilhete, existe uma bilheteria logo na entrada da estação de metro, pequena, mas que você consegue visualiza-la facilmente. Também existe a opção de recarregar o seu título (se você já possuir um cartão) através de máquinas azuis espalhadas na saída da estação de trem ou na entrada do metro. O sistema é bem intuitivo e o bilhete custa 1,95 EUR (trajeto de ida).
O problema do metro do Porto é a sua velocidade. Como ele é de superfície, não dá para correr muito e são 19 paradas entre Campanhã e o Aeroporto. Ou seja você gasta entre 35 a 40 minutos para chegar no final do trajeto. Isso tem que ser levado em consideração para programar o trajeto entre estação de trem e aeroporto.
Ao chegar no aeroporto, você precisará descer, cruzar a “rua” e subir para o piso de embarque. Não é confuso e é o fluxo natural de saída e pessoas. Nada que deva se preocupar.
O caminho de volta é o mesmo. Ou seja você vai precisar “descer” para o metro. Existem placas indicativas e é simples achar as escadas (ou usar o elevador) para chegar. Apenas lembre-se de validar o título do metro antes de chegar na plataforma (ele é um pouco antes de onde você vai pegar o metro).

Que tal compartilhar esse post? 😉

Deixe uma resposta