Na verdade eu não faria essa retrospectiva, mas é necessária devido ao fato de mudanças na vida. Como falei anteriormente, os 30 dias (de qualquer pessoa) são tão rápidos, sem nenhuma grande conquista ou novidade, que tudo fica sendo maravilhoso pelo fato apenas de existir. O problema são os demais dias, os demais marcos e "porradas" que você leva da vida.
Talvez seja mais um desabafo que propriamente dito uma retrospectiva, mas mesmo assim ainda vale.
Eu não fiz amigos em 80 dias de Portugal. Acho que essa não é uma novidade para ninguém que conversa comigo. Fui para bares, baladas, festas e não consegui construir uma amizade. Alguns fatos disso poderiam ser aprofundados, alguns pontos discutidos, mas hoje eu enxergo que não deveria fazer amigos. Como se fosse algo "benéfico" para mim mesmo, não ter amigos foi algo que, no final das contas, foi o melhor e mais leve para mim.
Como toda regra tem exceção, eu conheci a Manoela aqui. A Manoela não é uma amiga, não é um familiar, não é uma namorada. Ela é a responsável pela minha vida em Coimbra. Ela me ajudou pra caralho quando eu não pude andar. Ela comprou a joelheira, ela comprou remédio, ela buscou as coisas quando eu não podia pensar em me movimentar. Ela me acompanhou em bares para rir, viajamos na Páscoa e rimos pra caralho, ela tentou me tranquilizar quando o emprego foi uma merda, ela tentou mostrar um caminho diferente e ela bebeu comigo às incertezas e imperfeições da vida. Ela não é amiga. Ela é brother. Se Coimbra tivesse outro nome, seria Manoela. E acredite, sem ela o Matheus estaria morto facilmente.
Como falei que fiquei sem andar… Muitos não sabem, mas no dia 12 de abril o melhor e pior momento de Portugal aconteceram com 40 minutos de diferença entre eles. Eu arrumei um jogo de futebol! 40 dias depois, eu retornava aos gramados e "fazia minha estreia" na estranha Coimbra… É uma galera que faz Mestrado em Ed. Física, então os caras corriam certo, jogavam bem, tinha uma puta noção de jogo (e quem joga, sabe o quão difícil é encontrar uma galera assim) e me deram total confiança em "zoar os gajos" quando faziam alguma merda.
Enfim, 40 minutos depois, fui tirar um rebote do goleiro e meu joelho "estilingou" – saiu e voltou lateralmente. Não sei explicar a dor sentida. Não sei explicar como aconteceu e, de verdade, nem sei explicar o que deu errado no movimento para aquilo acontecer. Ali, acabou o futebol para mim.
É estranho dizer isso, eu jurava que 45 dias depois eu estaria bem para "voltar para correr e fortalecer o joelho", mas não. Ainda dói um pouco, alguns movimentos eu perdi. Falta confiança. Falta o básico para o alongamento do joelho. Falta um joelho novo. Quem me conhece sabe que eu sempre falei: Eu jogo até meu joelho arrebentar – Só que eu achava que seria com alguns amigos antigos, que pudessem me ajudar e tudo mais. O fim foi melancólico, solitário e BEM diferente do que imaginei.
Duas semanas depois, meu contrato foi cancelado. Não consigo ainda compreender razões, justificativas ou afins… Simplesmente foi isso que aconteceu e cancelaram (através de uma conversa no Skype!). Tinha mais duas semanas de trabalho e só. Comecei a correr para encontrar um novo local e acabei fazendo algumas entrevistas aqui. Algumas foram para outras fases, mas acabei enviando (nesse meio tempo) 3 currículos para Dublin – Uma empresa me ligou, conversamos a primeira vez e 3 etapas depois, eu recebi a carta de intenção de trabalho com data de início, salário e tudo mais.
Estamos cá agora, dia 22 de maio, 80 dias depois de eu fazer toda a minha mudança para Portugal, me mudando novamente. Um novo centro, uma nova voz, um novo idioma, um novo (e completamente foda) desafio, uma nova guerra e com uma empolgação estranhamente familiar. Esses últimos dias foram a maior correria desordenada – cancelamento de contrato de aluguel, passagem, ver o que fazer com as malas, o que levar, o que não levar, onde deixar as coisas e etc.
E é isso, agora vamos viver em Dublin e desbravar um novo (e talvez mágico) local. Dublin era a minha primeira opção quando decidi morar fora, mudei por Coimbra por conta do trabalho e agora "retorno ao meu plano inicial"… Vamos ver! Semana que vem inicio minha nova história.
Manoela=Coimbra
Coimbra=Matheus
Brother! Nos encontramos nos desencontros!