Cheguei bem, me ambientei e já começamos a rotina portuguesa. De desembarcar até sexta-feira de noite (umas 19h quando cheguei finalmente da rua), as coisas voaram. Desembarquei em Lisboa na quinta-feira perto da hora do almoço. Peguei o carro alugado e dirigi pouco menos de 2 horas até Coimbra. Descobri o AirBnb que aluguei e fui resolver as primeiras pendências tanto documentais, quanto de transporte, quanto celular, quanto contrato de trabalho, quanto descobrir onde o ônibus passa, que horas, qual ponto descer, quais documentos validar, quais solicitar, e etc…
Ou seja, os dois primeiros dias eu não vi passar. Joguei tudo no automático e consegui resolver tudo o que precisava para iniciar na segunda-feira. Daí o primeiro final de semana chegou e eu até sai, bebi umas aqui e ali, mas zero conversa com estranhos. Zero. Zero amizades temporárias, zero relacionamentos mínimo. Zero.
Todo início é bem complicado. Coimbra não seria diferente e como não havia criado nenhuma expectativa de fazer várias amizades por aqui, continuo na mesma. Mas é complicado. É complicado não ter com quem falar ou comentar algo na rua. É complicado andar horas e horas em silêncio – um bom exercício mental, mas ainda assim, complicado.
Como não sou de ficar chorando as pitangas, profetizando maldições ou o caralho a quatro, eu ando! Andei pra caralho nessa cidade. Ontem, facilmente andei mais de 15km só na parte da manhã. Fui resolver meu cartão cidadão novo, depois descobri uma coxinha boa, depois fui passear e conhecer a Coimbra que me tem como habitante. Parques, parques e caminhos… Foi minha manhã e finalizei com um bacalhau com natas (o polvo a lagareiro ainda ia demorar mais de 1h pra ficar pronto) que não estava bom, mas deu para o gasto.
Nestes 10 dias eu também fiquei na correria (e porque não na aflição) de encontrar um lugar para morar. Visitei, andei mais (pra caralho, por sinal), me perdi, tive que pular muro para encontrar o lugar certo porque o google tinha me mandado para um beco sem saída, visitei quartos bons, bacanas, horríveis, sujos, fedidos e a cada vez que ia em um novo eu pensava: Deus do céu, será que só sobra isso!? Mas, no domingo de tarde, eu consegui encontrar um lugar. Ainda visitei mais 2 depois, mas fiz a proposta por este aqui e a mulher aceitou! Aí na quarta-feira comecei tooooooodo o esquema da mudança. Vim com duas malas (minha mochilona e outra grande, mas que é MUITO ruim para andar com ela na rua), ou seja, fiz várias viagens entre quarta e sexta para conseguir trazer tudo. Mas valeu a pena!
O quarto é uma suíte gigante (fotos depois, juro que não estou no saco de tirar agora), então tenho um PUTA espaço MESMO (maior que tudo o que eu tinha visto por aí) e a localização não poderia ser melhor (ponto do ônibus nem 150m, complexo de piscina 250m, shopping 300m e Farmácias e afins também a 200m). A única coisa ruim daqui é que estou no 4o andar e não tem elevador – 72 degraus para camelar (com peso e compras na mão é sofrível, te garanto!).
Mas falemos de outra coisa boa né??? E daí que você não tem amigos, quando Coimbra te proporciona algo novo? Depois de quase 33 anos, eu nadei numa piscina de 50m! Coimbra tem alguns complexos de piscinas olímpicas "abertas ao público", funciona todos os dias e você pode nadar do jeito que quiser (tem aulas, mas é mais caro)… Ou seja, eu paguei 47,50EUR por 26 idas à piscina isso dá 1,83 mais ou menos por "aula" – e você pode ficar por 95 minutos no complexo (entre entrar, nadar, se arrumar e sair), dá tempo de sobra!
Hoje acordei às 8h, tomei um café e fui nadar. Uma puta delícia! Sério, fiquei felizasso e agora só falta o futebol – apesar que este eu acho que será mais difícil.
Enfim… A vida vai bem no geral. Estou me adaptando bem ao trabalho, as coisas estão fluindo sem nenhum grande problema. Me mudei, agora tenho meu quarto-mundo contratado até o final do ano. Falta abrir conta no banco, mas isso eu devo resolver amanhã e é isso. Algumas fotos que fiz para mostrar a cidade e nós continuamos por aqui. Firmes, fortes, sorridentes e se adaptando o máximo possível.
Vamo lá Coimbrão, pode continuar mostrando a vida por aqui que eu tô vivendo!
Que novidade boa!
Feliz por você! Wish you all the best