Como muitos (ou todos) já sabem, eu me mudo para Coimbra agora dia 1o de março. Uma mudança drástica, rápida e muito insana – mas bem do jeito que eu gosto. As altas programações eu deixo para as viagens curtas, mudanças de vida devem ser rápidas e certeiras… Sempre foi assim!
Parece loucura, eu sei. Mas a maior insanidade é que ainda não caiu a ficha totalmente. Eu vou para Portugal, ó pá! Vou ter que aprender a falar "raios", "cacetes", "putos" e não rir com o sotaque e a entonação das coisas (e juro que fazer entrevista por Skype foi um teste complexo para brigar com a vontade de rir).
Na verdade o planejamento começou a ocorrer em outubro/2016, quando terminou o processo de cidadania e eu comecei a pensar em mudar para a Europa. Fui alimentando a ideia, vendo com amigos e amigas que moravam por lá, pesquisando custo de vida, grana, necessidades de documentos (quase nula quando se é cidadão) e afins… Fechei a ideia em dezembro mesmo para a minha mudança ocorrer em março. Daí começou a busca de emprego e fiz até algumas entrevistas para Dublin – onde era meu plano inicial.
No meio (para o fim) de janeiro, Portugal surgiu como uma opção. Não levei muito a sério, mas digo que foi 100% – eu mandei 5 CVs para Portugal e tive 5 entrevistas. Na verdade eu mandei 4 CVs, 1 foi por indicação da Melissa que tem um conhecido com uma consultoria lá, conversamos, ajeitamos tudo e parto para iniciar agora em março a minha vida em Coimbra. Essas coisas "do nada" e que mudam 100000% o planejamento inicial, sempre foram as minhas prediletas. Já escrevi aqui sobre isso… Às vezes a melhor parte da viagem é a que está fora do roteiro. A melhor amizade é a que não tinha NADA para dar certo. O melhor momento é o que você nunca esperou e assim por diante… Coimbra chegou DO NADA e em 2012, quando visitei por algumas horas apenas a cidade, falei para dna Lucia "olha, moraria aqui hein?" – Deus, depois de 5 anos, "cumpre" a minha vontade, redesenhando meus caminhos para Coimbra.
É insano mesmo. Daqui a 18 dias eu parto para uma vida do zero e ainda tem tanta coisa para fazer por aqui, que eu começo a duvidar do tempo. Mas vai dar certo, tudo dá certo no final (ou no início, como é o caso, né?).
Logo, esperem novos textos portugueses aqui. Novas dicas de viagens, novos lugares, novas paisagens e novas filosofias (e eu sei que eu vou ter minhas bads por lá!). Que a sorte esteja comigo, que me guie e me dê forças, pois o resto eu me garanto…
Depois vou pensando em contar, aos poucos e detalhado, o processo todo que foi tirar a cidadania, buscar emprego, buscar moradia, pesquisar custos de vida, salário (e impostos principalmente – que é assustador!) e tudo mais… Quem sabe os planos de remodelar o blog FINALMENTE saiam da minha cabeça e dos meus rascunhos né? A hora é agora, pois assunto teremos de sobra.
Ah, querendo ir para lá no início vou ficar em "repúblicas", mas depois que tudo der certo busco um canto meu… Mas não importa, apareça, avise e eu te pago uns 5 finos (outra palavra que preciso me acostumar) – é Chopp porra!
#VemMarco #VemCoimbra #CaBeCaEmCoimbra #PartiuPortugal #OhPah
Muito bom lindo!. Confesso que me pegou de surpresa, mas desejo a vc que tudo dê muito certo, que consigas atingir seus sonhos e principalmente que sejas muito muito feliz . Um beijo. Deus te abençoe.
Aeeee…gostei da notícia pela experiencia e sempre acredito em mudanças, elas são bem vindas! Boa partida e sorte nessa vidazoropéia.
Beijo Flora