Das dúvidas que chegam…

Resolvi criar isso depois do Bruno e da Mariana me perguntarem umas coisas que não consegui “responder brevemente” e fica como uma base para as outras dúvidas que surgirem por aí…

Segue as perguntas dele e as minhas longas respostas abaixo.

Fala Matheus,

Não precisaria de ta te escrevendo aqui não, mas, tirando sexta feira, não sei quando volto a te ver novamente.
Dessa forma, gostaria de deixar algumas perguntas que talvez vc possa nos ajudar. Dessa forma, quando tiver tempo, vc vai refletindo sobre elas rsrsrs.
São elas:

 

Oktober.

1- Pelo que li, não é necessário pagar a entrada na festa, é verdade?
Sim, é de graça o acesso ao “parque” onde acontece a festa.

2- Outra coisa que li, é que apenas quem consegue pegar mesa, pode comprar cerveja. Achei estranho. Como funciona essa compra de cerveja? Pode comprar e ficar sem mesa, ou seja, em pé? Comida é a mesma coisa?
O local da festa é gigante e existe de tudo um pouco: tem um parque de diversões, uns “barzinhos” e os galpões “oficiais” da festa. Dentro desses galpões vc só pode consumir nas mesas. Não é fácil consumir na mesa, existem galpões TOTALMENTE disputados (veja aqui a foto) e que você tem que chegar BEM cedo para consegui – Essa foto acima foi tirada 8h30/9h da manhã.
Eu não fiquei FORA de galpão, mas sei que fora nesses “barzinhos” a venda é normal e segue o lance de pegar e beber, sentar em algumas mesas no parque e boa… A festa mais animada com certeza é no galpão. Comida não precisa ficar na mesa.
Mas oh… É difícil conseguir a primeira… Só conseguimos beber a primeira depois de “xavecar” umas minas que estavam com uma outra galera para pedir para nós (não estavamos na mesa, apenas pedimos para elas fazerem o pedido)… Depois de 2 canecas, você fala qualquer lingua do universo, todo mundo é amigo e conseguir mesa é MUITO fácil… No fim da noite eu tava com “amigos” em 5 mesas. Sério. Não se preocupe com isso…

3- O acesso a festa é feito de ônibus e metrô?
Eu fui de metrô e é bem tranquilo… Na verdade tranquilasso… No metrô você já vai com uma GALERA vestida tipico e a festa começa ali…

4- Existe alguma data melhor de visitar a festa (fim da festa, fim de semana, meio de semana)?
Eu fui no dia de abertura… é um pouco cansativo porque precisa ir o prefeito para “brindar” a festa e inaugurar a primeira caneca (isso 12h…) nos outros dias é uma festa normal. Se quiser pegar a abertura, essa foto de cima também é da tenda oficial que tem discurso e tudo mais… ou seja, vale a pena!

5- Quantos dias você acha interessante gastar na festa?
Eu fiquei 1 apenas, mas gastaria 1 e meio… Iria outro dia mas não para enfrentar muvuca para entrar… Iria na boa no parque, viria os bebados caindo e beberia mais umas 4 canecas (no dia foram 8… hahahahah)

6- Existe algum hotel/hostel que recomendaria?
O que eu fiquei é um hotel 4 estrelas – Te mandei no post chama Leonardo Hotel (www.leonardo-hotels.com). Ou seja, é BEM bacana… Caro, mas muito sussa… Ele não fica perto, mas tem metrô 1 quadra dele e sai na frente do parque… Bem tranquilo. Nessas festas eu tenho a preferência por hotel e quarto/banheiro privativo. É muita loucura, muita zuera… Ficar em hostel é sinonimo de se estressar as vezes por bobeira… Mas é uma preferência pessoal.

7- Tenho muita vontade de ir em algum campo de concentração, e sei que em Munique ou perto de lá tem o primeiro campo. Você foi?
Fui para Munich apenas para a Oktober, acabei passando no centro e vi a praça onde o Nazismo começou, o “corredor” por trás dela onde passavam os que não concordavam, etc… Não fui para Campo de Concentração. Só uma dica que me deram (mesmo eu não usando): Comece com um leve, o de Munich é de passar MUITO mal. E é meio longe também…

8- O que fez de turismo na Alemanha?
Fiz Berlin que vale MUITO a pena (é uma cidade que eu curti pra caralho) e Munich… Não gaste tempo em Colonia. Ela só tem a Catedral que dá para você sair da estação, tirar foto e voltar a tempo de pegar o trem… (SÉRIO). O resto que falam bem e eu tenho vontade de conhecer: Hamburgo, Frankfurt e Stuttgart… Dependendo do teu roteiro na Alemanha, dá para fazer BEM!

9- Qual tipo de translado (avião, trem) é mais indicado para viajar entre os países? Vamos considerar que pelo menos teremos uma mala de 30Kg.
Cara… Isso depende do teu roteiro e do teu saco de viajar e do teu bolso. É um assunto meio extenso. Mas pelo teu roteiro (França – Alemanha – Itália) eu iria de avião. Não existem muitos trens “balas” nessas regiões. A maioria é interno e não são balas… Sao “rápidos” (Berlin – Munich: 6h)… Pegar Paris – Berlin ou Munich é sinônimo de descer em estações X, fazer baldeação no meio do nada, as vezes com línguas diferentes OU pegar trens noturnos que você tem que pagar uma cama por MUITOS euros (obrigatório ok?)… Não vale. Sério. Gaste o tempo no país, não dentro de um trem.
Uma dica que muita gente não leva em consideração: Se estiver com mala grande, ESQUEÇA AS Lowcosts da vida (Ryanair, Easyjet, etc). Como vocês estão com malas, as lowcosts tem preços exorbitantes por conta disso… (Ryanair você pode pagar a passagem 10EUR, mas as taxas de passagem e embarque fazem a sua passagem ir para 80EUR FÁCIL). Outro esquema que tem que se tomar cuidado com Lowcost: Os aeroportos… Viajar para Roma, não é que você vai descer em Roma, vai descer em uma cidade “próximo” de Roma e geralmente no meio do NADA. Então coloque na ponta do lápis o caminho até a cidade (geralmente “um” – porque só tem UM ônibus MESMO e com isso se torna tudo mais “caro”).
Lowcost vale MUITO a pena para quem viaja apenas com uma mochilinha de notebook com poucas mudas de roupa e boa.. porque aí a passagem fica os 20EUR e boa… Fiz trajeto de Ryanair (ou Hell-Air) para Dublin por 12EUR e Croácia por 50EUR… mas também viajei no meu primeiro mochilão com mala e tudo (cabação de primeira viagem) e paguei trecho único de Madrid – Paris e gastei 150EUR (se fosse ver uma passagem “normal” sairia por 80EUR).
Então eu recomendaria para você ver AirFrance, Iberia, TAP, AlItalia, etc… Os trechos internos delas são bem tranquilos (e deixa você ir com uma mala grande sem custo adicional).
Para os trechos internos (Berlin – Munich ou outra cidade que você escolher) aí eu te recomendo o trem mesmo… Vale pela paisagem e você não vai gastar muitas horas… Só se for mais de 10h aí prefira o avião.

10 – Tem alguma companhia férra ou aérea que é mais barata?
Isso não te influencia em nada. Veja os trechos pela Rail Europe e boa… O passe ou passagem avulsa é feita pelas companhias locais (se existirem) e tranquilo…

Minha visão e histórias de lá:
http://cabecagd.wordpress.com/2010/09/19/oktoberfest-original/

O álbum de fotos e vídeo aqui

PARIS
1- Quantos dias em cada país seria o suficiente?
Se você quiser só Paris, 3 dias… Se quiser estender para Versailles, EuroDisney e tudo mais, coloque mais 1 dia por cada um…

2- Quais pontos turísticos não posso perder?
Vai muito do que você gosta… Mas Paris tem o básico: Torre, Louvre, saia dele a pé, vá pela Champs Elyseé até o arco do triunfo, Notredame, jardins, cemitérios, igreja do sagrado coração, Moulin Rouge, etc etc etc… tem MUITA coisa. Tu vai precisar comer Escargot, pato, comer um “croque madame” ou um “croque monsieur”… Vish… 3 dias alegres!

3- Existe algum hotel/hostel que recomendaria?
O que fiquei com a minha mãe e a minha amiga é SENSACIONAL e é bem próximo da Torre (inclusive dona lucia dormia de janela aberta vendo a torre iluminada TODAS AS NOITES)… Ele no Booking

Minhas idas por paris 2010:
http://cabecagd.wordpress.com/2010/09/06/paris-a-cidade-que-cheira/

Roma e paris – 2012:
http://cabecagd.wordpress.com/2012/06/19/roma-paris-surpresas-e-o-fim/
Nesse post aqui tem a vista do nosso quarto no hotel.

ROMA
1- Quantos dias em cada país seria o suficiente?
Diria 3 dias também… Foi o que eu fiquei e curti bastante… No 3o dia já estava na hora de ir embora mesmo (era a última parte da Itália que fiquei 9 dias… Então bateu um certo cansaço da loucura italiana)… Se quiser diminuir 1, dá para curtir se vocês correrem…

2- Quais pontos turísticos não posso perder?
Outra cidade que você tem muito o que fazer a toda hora e para todo lado. Muita coisa antiga, muita história e muito monumento e atração… Coliseu, ruínas disso, ruínas daquilo, fontes daqui, fontes dali, igrejas aqui, igrejas ali etc… TEM COISA para caralho e eu não to desmerecendo Roma, muito pelo contrário. Também tem o Vaticano – E separe aí mais de meio dia para ir sem pressa para ver tudo e enfrenta a multidão sempre presente.

3- Existe algum hotel/hostel que recomendaria?
Eu fiquei no Aurelius. Hotel BONZASSO, 4 estrelas que eu paguei bem ridículo de barato na época (R$50 pessoa – Eu e minha mãe R$100 – com café da manhã fudidasso). Ele é próximo do Vaticano (logo longe do centro de Roma e das “principais” atrações), mas é do lado do metrô que te salva em TODOS os cantos da cidade… Ou seja, é uma boa. Ele no Booking 

 

E espero que tenha ajudado! =)

 

Que tal compartilhar esse post? 😉

1 thoughts on “Das dúvidas que chegam…”

Deixe uma resposta