Fui à Curitiba 6 vezes na minha vida. 4 delas foram entre 2008, meio que com 3 mês de intervalo entre as visitas, e acabou virando uma cidade "predileta" na minha lista de cidades… Quem conhece Curitiba, tem a mesma impressão. Todo mundo fala: "Lá é foda!". É estranho, mas QUASE como Barcelona (porque NADA é igual Barcelona): Quem conhece curte, quer voltar e tem boas recordações…
Lógico que isso é um papo turístico, mas eu não conheci como turista. Ia ver pessoas de lá, sofri com o "bom dia" sem resposta no elevador. Sofri com as caras fechadas e grupos que fazem piadas entre si e conversas que você fica completamente por fora – isso rola em uma mesa de 4 pessoas, te excluindo de qualquer possível contato entre os curitibanos (ou Curitibocas… Como preferir). Então eu conheci de forma diferente. Nunca havia ficado em hotel, nunca havia pegado um ônibus turístico, mas conhecia os pontos com uma ótica diferente e até com propósitos diferentes… Isso muda alguma coisa, certo?
Eu gosto da cidade. Gosto do planejamento dela, de como ela é… Cidade. Simples assim. Curitiba é uma cidade foda. Como Paris pode ser… Você tira o parisiense escroto e a cidade é foda. Eu nem tiraria tantos curitibanos assim (as paranaenses são lindas, de verdade), mas a cidade é foda.
Enfim… A última vez que fui para Curitiba foi em dezembro/2009 e depois gerou um intervalo de 4 anos. 4 anos é um tempo do caralho para sentir falta das coisas principais – E Curitiba tem algumas na minha vida. O que falar do Bar do Alemão? Juro que não vou me alongar nessa explicação, pois pretendo fazer um texto só dele, porque aquele lugar merece. Juro! Mas senti falta do Jardim Botânico – que eu nunca achei nada de mais, mas que é bonito e a visita te encanta de alguma maneira. Eu senti falta do clima de Curitiba, dos dias sem sol, do frio mesmo no calor, de passar por trinta vezes na Praça Tiradentes (porque ela era caminho para o Bar do Alemão), da coxinha da Dois Corações e da comida do Spaghetto. Até havia esquecido o Tanguá. O Barigui nem tanto, mas é legal também. Enfim, 4 anos que faz você sentir falta de algumas coisas…
E eu voltei, finalmente! Casamento familiar e a chance de reencontrar a cidade por alguns dias para passear e relembrar de tudo. Mas foi diferente…
Primeiro porque fez um sol sem nuvens, por 2 dias. Mas um calor dos taxistas falarem "isso não é Curitiba! Não mesmo!". Eu não comi UMA coxinha da Dois Corações e nem almocei no Spaghetto (chegamos tarde e a fila estava de horas…), mas mesmo assim era Curitiba. Fiquei em hotel, com algum apelo turístico e usei os ônibus para passear na cidade toda. 4 anos depois uma cidade diferente, mas igual em algumas lembranças. O Bar do Alemão está lá, com o mesmo garçom que eu ri absurdos. Os passeios foram feitos, lugares foram vistos pela primeira vez e outros foram revisitados para ver que nada mudou, mas ainda continua com sua beleza. Lembrei porque eu preferia o Tanguá e até andando pelas ruas do centro, eu olhava e lembrava já ter ido por ali… Um bom refresco de memória e uma dose de alegria (e vários submarinos, lógico). Mesmo sendo diferente em algumas coisas, valeu cada segundo gasto. Afinal, Curitiba é foda…
Curitiba fez meu ano começar. Relembrando bons lugares e momentos que as fotos tentam (e não conseguem) mostrar. E eu prometi, no embarque da volta, não demorar outros 4 anos para voltar…
Fato é que eu preciso começar a cumprir minhas promessas para não cair em descrença…
Curitiba, e por tabela, a casa da Karina ( e falo por ela ), estão de portas abertas para mais e mais retornos…Casa dos primos é sua casa tambem 🙂
Olha eu voltando em alguns meses hein! hahahahahah
Obrigado 02! =)