A primeira parte de Santiago já foi feita. Santiago foi dividida em dois dias por conta das mudanças do roteiro (que incluíram Mendoza e sua viagem infinita), Santiago ficou com 2 partes de 2 dias cada uma. No meio delas, Atacama – o fim do mundo seco, mas que conto depois… O papo agora é Santiago!
Sempre tive uma vontade enorme de conhecer a capital do Chile. Muito por conta das fotos com uma cidade rolando e uma Cordilheira enorme ao fundo. Sempre quis entender essa "relação" com a cidade e como isso faz parte da vida das pessoas… Conheci e vi que não importa muito. É legal ver que para onde você olhe, no horizonte tem um conjunto de montanhas e que isso circula a cidade… Mas o que mais me chamou atenção em Santiago foi que é uma cidade que acorda tarde. Se você quer tomar café da manhã na região do hotel (que é perto da plaza de armas, uma parte mais central), escolha um horário de quase 10h, senão vai encontrar UMA (1) loja de conveniência/padaria aberta. UMA. Todas as lojas abrem tarde também.
De passeios, saímos a pé ao esmo por tudo ali em volta e vimos as praças, catedral, Universidade do Chile, palácios afins, fomos até o mercado central e comemos um puta peixe fudidamente bom e o caranguejo gigante, depois fomos até a região da Providencia e demos um passeio na parte nova e interessante do local – com uma visita ao parque das esculturas. Também fomos ao La Piejora e experimentamos o Terremoto (bebida deste lugar que mistura sorvete, pisco e vinho…em um boteco SUJO – SUJO PRA CARALHO – e toda a galera – TODA – bêbada e quase caindo!). Além disso, sobrou tempo de ir ao Black Rock pub e perder o horário do metro, voltando a pé dali (a região depois da Providencia) até o hotel, passando por uns parques e avenidas gigantes (incluindo aí o Bicentenário)… Um passeio na madrugada de 1h30! As pernas e o joelho gritaram de alegria… Enfim, mais coisas as fotos mostram por onde fomos.
Para a segunda parte, se o tempo e o dinheiro ajudarem (tive um "leve" problema com o meu cartão aqui), estamos vendo de fazer um dia no Valle Nevado, senão vão ser mais passeios por Santiago (indo até o seu morro que vê a cidade toda) e por aí vai…
A viagem tá acabando. Estamos justamente naquela parte final que as vezes era legal já estar em casa, mas… Temos um Atacama para curtir ainda. Vamo que vamo…