O sábado em San Pedro começou tranquilo e lento… Não tínhamos passeio marcado e foi bom para dar uma relaxada do outro dia punk (começando 2h30 e terminando 0h30 – quase 24 horas de andanças e contrastes)… Sendo assim, na parte da tarde partimos para conhecer 2 lugares bem famosos do local: Valle de la Luna e Valle de la Muerte…
São lugares mais históricos do que aproveitáveis… O Valle de luna na verdade era um rio que secou e o passeio vai parte no caminho deste rio. Então você entra em algumas cavernas, sobe, desce, sobe e desce e vira e agacha e sobe de novo… Isso tudo com muito (muito) sal no caminho. Além de sal "fino", cristais de sal compõe este cenário absurdamente bonito…
A máxima de que no Atacama você não tem foto feia…
Depois disso tem uma caminhada meio que grande até chegar as 3 marias. São três conjuntos de pedra que os antigos vinham até ali pegar sal para conversar a carne e pessoas mortas (!!!!), sendo que o nome original era "Os guardiões", pois se achavam que aquele sal guardava os mortos… Depois, o padre "descobridor" do Atacama passou o nome para "3 Marias", por conta de todo simbolismo católico existente…
Dali, uma passada voando (quase literalmente) no Valle de la Muerte – Onde explicaram as 3 teorias do nome: 1- É que parece marte e quando os antigos moradores ouviram Marte pensaram que o padre falou Morte (Marte e Muerte) e ficou assim (!!!!). 2 – Não existe vida nenhuma ali, nenhuma vegetação… Logo, morte. 3 – Era um lugar que na batalha entre colonizadores x moradores eram jogados os corpos mortos… Enfim… Só blá blá blá…
Terminamos o passeio, dando adeus mesmo para um lugar fantástico. Vendo mais um por do sol entre 2 cordilheiras e o céu ser pintado de todas as cores possíveis e estranhamente novas…
O Atacama deu Adeus e me provou que foi um dos lugares mais fantásticos que visitei. Faltaram passeios, mais 2 dias aqui seria bem suficiente. Mas sempre falta algo. Porém a certeza que é um dos lugares que devem entrar na lista de viagem de todo mundo, pois vale cada passo e cada cansaço gasto nele…
A volta para Santiago foi na preguiça total e apenas ontem fomos dar realmente um "Valeu Férias"… Novamente no La Piojera com 8 terremotos e a volta mais bêbada da viagem e mais insanamente engraçada… Fiz alguns víd
eos que depois posto para vocês terem ideia da parada… Foi engraçado.
Enfim… Férias 2013 valeu… Foi foda e eu volto com mais calma depois!