No último dia 18 de abril a Melancholy Sickness chegou ao fim. Foi um fim que já estava, desde o início do ano, programado na minha cabeça e só demorou mais por pura falta de tempo em pensar nos últimos textos dela…
Um pouco de história? Eu criei a Melancholy Sickness no meu quarto em Santos, em 2000. Juro que não existe uma data para isso, pois realmente não fazia ideia do que aquilo ia se tornar. A Melancholy era um caderno. Mal escrito. Quase borrado. Onde existiam pedaços de obras de Augusto dos Anjos, Byron, Álvares de Azevedo e afins… Ali, eu pegava – por puro passatempo adolescente, fragmentos de textos e recriava os finais ou as rimas… Brincava de palavras e até conectava mundos distantes (ou nem tanto assim). Dali nasceu uma grande parte de mim…
Progressivamente fui abandonando a ideia de recriar os grandes poemas e comecei a criar algumas coisas minhas. Todos os textos com um platonismo e romantismo exageradamente adolescente e com toda uma inocência que a própria idade me influenciava. Em abril de 2001 eu resolvi criar um site para ela. Surgiu então a primeira versão da Melancholy Sickness. Era na geocities (quem lembra disso!? hahahaha) e criei um redirecionamento no .cjb.net (UAU!). Era em html tosco e feio, mas a ideia simples de criar um site para ter meus textos, me agradava. Atualizava semanalmente com 2 textos mais ou menos… Naquela primeira parte, criei 75 textos, 5 contos e até 2 cartas (!!!!). A última atualização dela ocorreu em outubro de 2002… Ou seja, 1 ano e meio de atualizações "constantes".
E continuei escrevendo… Criei um blog pessoal (O CaBeCa BLOG) em 2003 e ali reservei uma boa parte para meus textos e de lá para cá foi uma pseudo Melancholy Sickness. Com isso temos a 2a fase da Melancholy. Um tanto mais pessoal e densa, mas que se fundia perfeitamente com meus posts de blog pessoal.
Em 2007 resolvi retomar a parte HTML e criei a 3a edição da Melancholy. Mais bonita e mais interessante. Realmente acredito ter sido o site mais bonito que criei na minha vida. Tinha um orgulho enorme dele… Pena que como me mudei para o RJ e o ritmo mais frenético da vida por lá, me fez desanimar de dar continuidade na página… O meu site mais bonito nem teve 6 meses de vida… Mas retomei os posts em meu blog pessoal, que já não existia posts pessoal e só meus textos…
Em 2010 resolvi "matar" de vez o nome "CaBeCa BLOG" e passei o endereço para Melancholy Sickness. Em 2011, paguei o domínio ".com" e tive meu grande orgulho na vida. Também em 2011 fiz o meu primeiro livro: "Pequenos Passos de um Todo". Em 2012 terminei meu segundo livro, que ninguém tem ideia de quão bom ele é. De quanto tem de mim ali, de quanto da minha vida eu escrevi nele. É um livro FODA e que toda vez que leio fico abismado de como consegui, tão perfeitamente, contar tudo aquilo como se fosse uma poesia aberta. De verdade. O meu maior orgulho.
E pronto… Com tudo isso contado (resumidamente), fica uma questão aberta de "Por que terminar algo que te deu tanto orgulho?" e a resposta é bem simples. Quando criei este mundo, sabia da sua vida limitada. Sabia que ele não duraria para sempre. Tinha completa noção que era uma jornada e que eu deveria me esforçar absurdamente para completa-la com uma grande "alegria". Alegria de poder testar minha capacidade de escrita. Alegria de poder conhecer pessoas que compartilhem das mesmas ideias. Alegria de conversar com desconhecidos sobre assuntos que nem mesmo temos noção das respostas e alegria de conseguir ultrapassar meus limites, cumprir minhas metas e sempre melhorar. Olhando os primeiros e os últimos textos, vejo a gritante diferença. Não só pela idade e visão de mundo, mas a qualidade literária deles…
E o mais importante, eu entendi o que é o amor, que foi sempre o tema central da Melancholy Sickness… Entendendo e escrevendo massivamente sobre ele, era hora de terminar.
Acreditem ou não, eu decidi pelo fim da Melancholy Sickness em 2008, com data prevista para 2011. Como minha vida virou um pouco de pernas para o ar entre 2008 e 2009, eu resolvi postergar a vida dela por mais algum tempo, até me sentir completo e satisfeito com tudo que envolvia este mundo. Com a criação (bem feita) do meu segundo livro "O Mundo e As Marcas", eu percebi que isso tinha sido alcançado e pronto, o fim estava desenhado. De perceber isso, até o fim foram 2 meses… Alguns textos que levavam a ideia de capítulo final e o derradeiro "conto"-resumo-da-ópera todo final que aconteceu em 18 de abril…
Nesses 12 anos de vida "online", a Melancholy foi uma parte importante da minha vida. Me trouxe amizades interessantes no início, onde o ICQ era o comunicador oficial da galera (inclusive eu tinha um grupo separado das pessoas que me adicionaram por conta de conhecer o site), dali surgiu a amizade com o André Correia, o fundador da ONG Hospalhaço, que eu fiz um acordo que a cada "Pequenos Passos de um Todo" vendido, 100% do valor ia para a ONG. Enfim… De um passatempo eu criei algo sério e que até ajuda as pessoas.
É claro que não vou parar de escrever (dá para perceber por este post BEM longo né?) e já estou criando novos textos, com um estilo diferente e que ainda vou pensar na melhor forma de mostrar isso. Mas isso é outro papo, que pode rolar nos próximos meses… Por agora era só para contar a história e explicar um pouco mais do que foi a Melancholy Sickness na minha vida e na vida de muitos que visitaram, leram os livros e admiravam o seu conteúdo… Eu sempre terei orgulho de cada texto escrito.
E não… Eu não tenho ideia de quantos foram criados em totalidade… Foi o suficiente! hahahahahhahaa