Foram dois dias de Portugal além Lisboa. A terça-feira começou cedo, com uma ida a Óbidos e a famosa cidade muralha. Sim, a cidade foi construída no lado interno de uma muralha e todas as suas casas seguem o mesmo estilo. É uma volta ao tempo interessante, pois você fica imaginando como era a vida antigamente, com tempo de batalhas, tempos de paz, ataques e doenças extremas. Algo complexo, mas perfeito. Como é algo pequeno e pelo horário algumas coisas ainda estavam fechadas (foi antes das 9h), só algumas fotos e conferir uma subida rápida na muralha (é possível andar por toda a muralha da cidade. Grande e demorado o passeio, fica para outra vida!).
Após isso fomos à Fátima. A cidade só tem o templo de Fátima e nada mais além para se falar ou ver na cidade, apesar de ser uma cidade bonita e tranquila para se viver. O santuário é realmente fantástico. Bem bonito e bem montado. Vale a visita se estiver por perto… Dali para Batalha, outra cidade que só tem uma atração, que é o Mosteiro de Batalha. Pelas fotos talvez não passe o magnetismo e grandiosidade de realmente estar ali. Bem impressionante em pensar o tempo todo para se construí-lo. Bacana.
Fomos para Coimbra e a cidade do conhecimento de Portugal. A universidade bacana e GRANDE (ou infinita, caso você prefira). Cidade grande, universitária e aquele ritmo de galera estudante. Parece interessante para morar, mas nada que tenha me atraído. Também visitamos um parque ali, demos uma volta e demos Adeus, porque nesta hora o calor e o cansaço de ir para tantas cidades já estavam batendo.
Chegamos ao Porto no final da tarde no cansaço maior e a cidade me pareceu velha, feia, suja e BEM estranha. Fomos comer a Francesinha (prato típico daqui) e aprovei o prato e o vinho. Valeu a pena… Uma volta rápida no centro noturno, ruelas "alternativas" (leia-se puteiros) e algumas poucas fotos, demos Adeus para o dia. Hoje a garoa caia na cidade e atrapalhou um tanto os passeios para tentar melhorar a minha visão da cidade… Não conseguiu.
A cidade é grande, tem seu movimento frenético, seu comércio grande e sua produção interessante, mas não passa a imagem de cidade acolhedora. Demos uma volta no centro antigo (Sé, São Francisco, Praças, Palácio Bolsa e etc…), além de uma ida a Gaia para um passeio as Caves do vinho do Porto. Visitamos o Ramos Pinto, ninguém me avisou que não poderia tirar fotos da parte interna e desembestei de tirar fotos de lá. Latinada, bom dia!
Foi a melhor parte da cidade, tirando o almoço. Encontramos um boteco que servia Arroz de Polvo como prato do dia e acredito ter sido o melhor almoço dos últimos dias. Perfeito! Um prato grande de arroz de polvo e uma jarra de vinho, por EUR4,50. Dna Lúcia foi de alheira e caldo verde, além do vinho e os mesmos EUR4,50 (é um menu fechado que vem o prato, sopa e bebida por um preço fechado). Como a cidade não me bateu e o cansaço por conta do dia chuvoso, meu Porto terminou e meu Portugal também. Fica para uma próxima vida a volta e me despeço com boas paisagens, boas comidas (é impossível você comer mal por aqui!) e bons passeios.
Agora Itália… Agora 9 dias de Massas, vinhos e tudo o que mais oferecerem… Lá vamos nós! Faltam 12 dias para as minhas férias terminarem, só 12…
Sentimos falta de fotos com Dona Lúcia nas paisagens !!!!
E sua mãe, o que está achando da viagem??