Lisboa, já me vou…

Lisboa é interessante. Antes do dia de ontem que tratamos de norte / sul, tive um primeiro passeio noturno pelo seu centro antigo e aprovei (muito pela comida) tudo que vi. É estranho falar de Lisboa depois de Barcelona, pois é sacanagem "destruir" uma cidade dessa maneira. Por isso, ontem, eu fui com olhos virgens e prontos para curtir a cidade toda.

DSC09731
Afinal, depois de um Rock in Rio eu precisava de um café reforçado.

Começamos pela Praça do Comércio, em formato de U, aberto ao "mar" que é o Tejo. Depois subimos pelo elevador até a cidade alta, com isso Rossio e praças diversas, ruelas antigas e muita daquela arquitetura antiga nos olhos. Mal terminamos, fomos para o outro extremo e no Parque das Nações, andamos de teleférico pelo Tejo, lendo um Camões básico (fiquei puto por não ter o Camões ‘original’ na livraria daqui… Comprei uma obra comentada, com partes originais e outras comentadas em soneto. Usando a mesma contagem de silabas literárias camoniana) e curtindo a paisagem. Depois almoçamos em uma tasca típica portuguesa (leia-se um botequinho minúsculo, onde trabalham pai e filha e servem um prato de bacalhau com batatas por EUR 4,95…). Só para ter noção, 2 pratos, 1 garrafa de vinho e 1 água ficou em 13 euros (é de chorar!).

DSC09735

DSC09739

DSC09751  

Tomamos ginjas, depois partimos para o outro lado e íamos visitar o Mosteiro dos Jerónimos, mas estava fechado, só fotos por fora. Fomos ao Marco do Descobrimento e depois ao Pasteis de Belém (onde a receita original é guardada a 7 chaves e apenas 3 pessoas no mundo, com voto de segredo fudido, sabem e fazem. Coisa que saiu do mosteiro e foi levada, irmandade a irmandade, pelo correr dos tempos. Complexo!). UFA.

DSC09766

DSC09758  
Ao meu primão Raphael. Rapha, esta ginja foi degustada especialmente para você. Dna Lúcia mandou te avisar, mas resolvi fazer esta homenagem com a foto! Afinal, primo é primo!

Ter tudo isso, depois de um dia inteiro de Rock in Rio, com suas costas travando, foi algo de outro mundo. A noite foi uma ida rápida a uma lanchonete próxima do hotel, um misto (tostada, na língua original) e 2 cervejas para tranquilizar a mente. Refiz minha mochila, separei as coisas, juntei as tralhas e agora estamos indo para Porto! Mas antes de Porto, uma passa em Óbidos, Fátima e Coimbra. Previsão de alguns muitos Kms rodados, cidades antigas e mais muralhas para ver.

DSC09794

DSC09802

Portugal está terminando (faltam 2 dias), mas de Lisboa (e região) saio com a certeza que comi bem, que conheci lugares BEM bonitos (a orla de Cascais é surreal, Évora e sua capela é algo de outro mundo, o centro de Lisboa então é lindasso) e que a comida é excelente, impossível passar fome (com ou sem frutos do mar!) por esses lados. IMPOSSÍVEL simplesmente. Não sei se volto, não sei se preciso de mais tempo e geralmente é algo que rola quando a cidade me cativa… Lisboa e arredores não fizeram isso. Foram lindas e perfeitas, mas ali ficaram em um ponto quente do meu coração. É isso, que venha o dia de hoje com mais coisas fantásticas para se ver e viver…

DSC09805

Que tal compartilhar esse post? 😉

3 thoughts on “Lisboa, já me vou…”

Deixe uma resposta