Árabe sim, talvez outras culturas, mas um pouco árabe… Em Córdoba e Granada você tem a sensação surreal de não estar na Europa. Muito talvez pelo calor absurdo que faz nessas cidades (pelo menos no verão) e também pela sua arquitetura que você viu em livros de história antigo. Sim, já falei disso, mas é que acho fantástico ver que os livros não mentiram e todas as fotos que ficava “viajando” nas aulas chatas, são verdades. Eu acho fantástico (e sim, talvez você não ache… FODA-SE! hahahaha)
Jardins…
Enfim, Córdoba é legal, bonita, bacana e achei uma cidade bem “simpática”. Seu centro histórico, sua muralhona, seu calor surreal, suas torres… Andamos, suamos e passamos mal com o calor de 41 e depois 45 graus (Sim, sem vento!). A arquitetura é bonita e eu fico imaginando como era seu passado, com os “soldados” e “boêmios” corriam suas ruas e como eles suavam em bicas com tudo.
Eu tenho este problema surreal de ficar imaginando como era a vida no passado. Não sei se isso é com todo mundo, mas comigo acontece isso. Então fico as vezes parado e olhando as ruelas, janelinhas pequenas e imagino a situação toda antigamente.
Enfim, Córdoba foi por poucas horas e depois de comer, partimos para Granada. No meio passamos por Alcalá la Real, tinha uma fortaleza bonita, visto da estrada, porém estava fechada. Mas, valeu a foto!
Granada é bela. Mesmo quente, bonita e imponente, tem a sua beleza. A parte nova. A parte antiga tem mais ruelinhas pequenas que eu poderia imaginar (e aguentar). Árabe, bom dia! Tem gente vendendo tudo da cultura (se é que se pode falar isso,né?), até ficar demasiadamente maçante. As pessoas de lá são mais alternativas, pelo menos aparentemente, e achei o conjunto da cidade parecido (de leve) com São Thomé das Letras. Aquela cultura alternativa, com as pessoas com vidas alternativas e trabalhando com este estilo.
Mercado de especiarias, chás, etc…
Claro que, apesar de eu achar maçante e um pouco complicada de “aceitar”, a Alhambra é OOOOOOUTRO mundo. A “Fortaleza”, em aspas porque na verdade é maior que muita cidade, é tensa, complexa, maravilhosa e linda. Seus jardins, sua arquitetura, seus detalhes, seu tudo é foda. Mas assim, MUITO foda. Foda que chega a ser indescritível. Foda que não dá nem para tentar explicar a melhor parte… Enfim, foda!
Depois dela, partimos, por desejo absurdo do Camilo, para a Serra Nevada. Subimos, subimos e continuamos subindo a mais de 2300, na entrada do Parque Nacional. E eu cheguei o mais perto de neve na minha vida. Sim! Nunca vi neve, só ao longe e agora eu vi! hahahahha
Subimos, passamos um pouco mal (porque fomos depois de comer um prato gigante de comida), teve uma pesquisa de 18 minutos comigo (por um entrevistador daqueles que tem no Brasil, contra alguma coisa do governo), mas a vista é bonita e mais fotos depois, pois estão na máquina do Camilo.
Ali ó… 2300 metros de altitude…
Enfim, é isso. Hoje ficamos na praia de Almeria, bonita, 30 graus (FRIO!) e tomando umas poucas cervejas para bater contra o calor. Sim, vida simples e estamos nos dois dias finais do tour da Espanha… Agora que meu espanhol está perfeito, perfeito! DROGA! Mas tudo bem… A vida é assim… Depois mostro Almeria…
Muito legal, Matheus!!! Vai contando as news pra nós pq tá muito bacana!! Bjo e aproveite!!
eu sabia que vc iria adorar GRANADA! ALHAMBRA É TUDO ISSO E MAIS UM POUCO! É SURREAL…