"A vida é curta e passamos correndo por ela", esta é uma das inúmeras frases do genêro que populam o msn das pessoas da minha lista. Acredito que com você é exatamente igual ou você conhece alguém que postou uma dessas ou até é a pessoa que as escreve… Se você é da primeira opção, já parou para pensar o quão profunda é esta mensagem? Já parou para pensar que ela é, em sua totalidade, muito verdadeira e que isto está ocorrendo na sua vida e nas vidas das pessoas que estão ao seu redor? Se você é da segunda turma, as perguntas acima são iguais, porém tenho algumas mais fortes para você: Você tomou conhecimento disso e mudou seus hábitos ou só a colocou por estar na moda? Você não se importa com os laços e acenos de despedidas, pois ignora que estes podem ser os últimos que você compartilha com alguém?
Eu estou no meio termo dessas respostas, não ignoro as mudanças de caminhos da vida, não ignoro que o tempo é senhor da razão e vemos que perdemos muito tempo, com pessoas que não são boas para nós e que Ela nos tira, silenciosamente, daquele caminho e nos mostra algum outro, que no início pode ser visto como "estranho", mas ao caminhar e conhecê-lo melhor vemos o quão correto ela foi.
Quantas pessoas que hoje estão ao seu redor, não são aquelas que, quando vocês eram mais próximas (seja por escola, faculdade, trabalho, etc.), você não tinha tanta amizade? Comigo acontece muito isso. Os amigos de jornada de hoje, já foram meros colegas que ignoramos nos dias rotineiros de antes. Mas a vida fez que nos encontrássemos de uma maneira mais unida e ela me fez enxergar o quanto eles são importantes. Nem consigo enumerar o quanto eu tinha a aprender e me divertir com eles… Agradeço isso diariamente e sei o quanto errei em "enxergar" toda esta importância isso tardiamente.
Não estou dizendo que os seus amigos de infância são errados e que você não deveria gastar seu tempo com eles, muito pelo contrário. Eles são necessários e somos muito felizes por ter alguém como eles para compartilhar nossas vidas. Porém, o que é difícil enxergar é descobrir aqueles que ficarão "para sempre" por perto. Uma vez ouvi na TV, "Amigo não é aquele que fala ‘Vá em frente! ‘ e sim aquele que diz ‘Vou contigo’". Outra frase que realmente não tem um ponto de dúvida ou erro. Todos nós sabemos em quem confiar e, no fundo, sabemos com quem contar quando "o mundo desmoronar". Se fizermos uma lista com as pessoas que confiamos e partilhamos segredos, daquelas que esperamos ver uma mão para nos ajudar, em um momento de desespero, veremos que as listas são bem diferentes quando posta desta maneira. Não só a sua, mas a de todos!
Muitas pessoas ainda correm para descobrir o valor da amizade, o valor de um aperto de mão e o quanto é "único" o momento esperado. Quando passamos por um sacrifício infinito e vemos aquela cena perfeita que ficará marcada para sempre na nossa vida e que gostaríamos de compartilhar com os que nos são próximos. Uma amiga, que é psicóloga, disse-me uma vez, nessas conversas perdidas de bar: "Os amigos aparecem quando estamos longe de tudo, quando não vemos ninguém do nosso lado. De repente aparecem umas imagens no coração. Quando essas imagens surgirem para você, pode selecionar que estes são seus amigos eternos!". Demorei alguns anos, depois desta conversa, para verificar o quanto ela era verdadeira. Essa "teoria" transborda de uma vez e você se vê incrédulo, perante aquela chuva de lembranças e imagens que te invadem por alguns minutos, "do nada".
Alguns amigos te traem, outros não cumprem as promessas, outros te deixam abandonado, outros não te ligam, outros não se sacrificam por algumas metas. Cabe-nos pensar e pesar o quanto isto nos pode ser útil e prejudicial. O quanto iremos precisar ou ter que oferecer. O quanto vai nos cansar ou nos divertir. Pesado isto você pode ter uma idéia, as vezes superficial ou nem tanto, do que vai “receber” das imagens, quando elas surgirem no seu momento de solidão. Vai conseguir ter uma idéia de quem ficará de fora ou quem irá intensificar nesta hora…
Portanto trate de correr atrás destas imagens para ver quem ficará para sempre em sua vida. Sacrifique-se por alguns momentos a mais com aquela pessoa, pois o amanhã vem logo e pode varrer tudo isso, rapidamente e sem fazer barulho… Neste último final de semana, tentei observar o quanto andei longe de certas pessoas que me fazem bem. E vou tentar fazer o máximo para alongar estes períodos. Alterá-los de curtos, para médios… De médios para grandes… E de grandes para infinitos.
Lembre-se que o materialismo é finito, um amigo jamais.