Horários, taxas e mudanças…

Hoje, depois de aguentar uma maratona de Bambix, cervejas, uma noite quase sem dormir e viagem de volta… Eu resolvi pesquisar mais os trechos de trem e passagens pela Europa. Antes tinha a idéia de fazer todos as viagens possíveis por trem pois achava que seria melhor e com mais vantagens por ter o passe. A história é um pouco mais complexa, pois alguns trechos necessitam de reserva e taxas de embarque (mesmo com o passe) o que encarece muito mais alguns trechos longos (por exemplo: Madrid – Paris são 13 horas e tem que ter taxa… Um lowcost sai por EUR46 e faço o trajeto em 2h30!). Li em alguns foruns que o passe vale a pena para distancias grandes, mas como meu roteiro tá um pouquinho corrido e apertado, eu resolvi que vou gastar uns Euros a mais viajando também de avião.

Meu rascunhão da pesquisa foi este:

Madrid – Paris
Rynair – Saindo de tarde de Madrid EUR 46 – Duração: 3h30 (Conto 1h de atrasos e translados para o centro da cidade)

Paris – Londres
EuroStar – Vários horários, reserva obrigatória – Duração: 1h30

Londres – Paris
Idem Acima
Alternativa

Londres – Bruxelas
EuroStar – Vários horários, reserva obrigatória – Duração: 3h30

Esta alternativa pode ser usada pois, se voltar para Paris, com reserva e precisar ir para Bruxelas, onde também existe a reserva, pode ser mais vantagem fazer a viagem direta, pagando uma reserva só.

Bruxelas – Amsterdan
InterCity – Vários Horários Sem reserva – Duração: 3h
Primeiro trem Bruxelas: 7h
Último trem Amsterdan: 21h
Primeiro Trem Amsterdan: 5h50

Bruxelas – Berlin
InterCity High Speed – Existem horários que a reserva não é obrigatória – Duração: 7h

Berlin – Munich
InterCity – Vários Horários Sem reserva – Duração: 7h

 

Minha idéia antes era pegar um passe de 15 dias (do dia de Madrid até Munich), mas como vou fazer uma parte em avião em Paris e acho que Londres não entra nos trens do passe, terei que fazer a compra da passagem normal (Pelo que vi, meio por cima, era mais barato ir de trem do que de avião), farei a escolha de um passe menor (possivelmente só usando Benelux – Alemanha), o que vai me dar uma boa margem para comprar o restante das passagens, sem fugir do valor que antes eu ia pagar.

O que me passou essa semana pela cabeça era diminuir um país para poder curtir melhor e sem afobação de correr atrás de trens e lugares… Mas, meio que desisti dessa idéia deixando o roteiro do jeito que já tinha fechado. Iria tirar Londres do roteiro… Mas, apesar de não ser atraído por Londres como sou, por exemplo, por Amsterdan e Berlin, iria me arrepender e nunca sei quando vou poder voltar para “completar” esta parte.

Outra “mudança” no roteiro é que, depois de Munich, farei um tour pelo Sul da Europa de carro com o Rafa e mais 2 amigos. A idéia, ainda não fechada, é fazer Norte da Itália, Barcelona e Sul da França. Nada fechado, tudo no papel ainda, mas os dias já foram reservados e, do nada, virou a parte da viagem que eu to com mais ansiedade.

A novidade da vez é que talvez ganhe a companhia do Tiago na viagem… Mas, o aumento de mais de R$700 no valor da passagem, deu uma desanimada nele… Mas estamos vendo possiblidades para ele seguir a viagem comigo.

E daqui a 4 meses EXATOS, eu vou estar no avião… Rumo a Madrid! É o que falta!

Que tal compartilhar esse post? 😉

Deixe uma resposta