Creio que um dos posts mais visitados do CaBeCa’s BLOG foi esse aqui que falo dos documentos para se trabalhar em Portugal, sendo cidadão português. Criei porque eu tinha a ilusão de que, sendo cidadão e com o Cartão Cidadão (o “RG” de Portugal), não seria preciso de mais nada e eu estaria “livre” para trabalhar.
Meia verdade. Você está livre para trabalhar, porém não para receber seu salário! Quando fiz meus documentos no Brasil, meu cartão cidadão já saiu com o número da segurança social, mas sem o NIF (como se fosse o “CPF” daqui). Esse NIF você tira aqui em Portugal apenas quando já tem um endereço por aqui.
NIF
Não é preciso provar muito seu endereço (eu levei o meu contrato do trabalho e usei o endereço da empresa para o cadastro), mas você pode usar qualquer outro endereço – claro que se você tiver um endereço “fixo”, é melhor. Para solicitar o NIF, você precisa pedir um novo Cartão Cidadão e esperar 2 semanas até ficar pronto.
O número é gerado na hora (tente pegar na hora para ficar livre). Com a carta recebida, você vai retirar seu cartão do cidadão novo – Por isso é importante tomar cuidado com o endereço utilizado, pois se for um AIRBNB ou um Hotel que você vai ficar apenas alguns dias, pode ser que não funcione para você.
Para você que é cidadão europeu de outro país (Itália, Espanha, etc.), você vai precisar ir até o SEF e solicitar a sua residência em Portugal. É simples e tranquilo e você vai precisar apenas do seu Passaporte e de uma carta compromisso (ou prova de subsistência) para ficar em Portugal. O mesmo vale para casados e filhos de cidadãos europeus. O processo é o mesmo.
O custo dos dois casos (criar o NIF ou Solicitação de Residência) é de 15€ (preço em 2018).
Link Apoio: https://www.sef.pt/pt/Pages/conteudo-detalhe.aspx?nID=63
Já para a Irlanda o caso é um pouco mais “simples” (ou não)…
PPS
Você vai precisar do PPS, que funciona exatamente da mesma maneira que o NIF e vai ser o seu “RG” também por lá. Geralmente o PPS é criado para você com uma carta da empresa que está te contratando, solicitando a criação do mesmo. Você apenas precisa agendar a criação pelo site, ir com a carta e seus documentos no dia indicado e pronto. Se você não tiver a carta da empresa, pode ser um pouco mais trabalhoso e comentei no post de ontem sobre isso. Mas tente encontrar maiores detalhes no site deles.
Link Apoio: http://www.welfare.ie/en/Pages/PPSN.aspx