Como Morar Fora – Documentos Para Cidadão Europeu

Creio que um dos posts mais visitados do CaBeCa’s BLOG foi esse aqui que falo dos documentos para se trabalhar em Portugal, sendo cidadão português. Criei porque eu tinha a ilusão de que, sendo cidadão e com o Cartão Cidadão (o “RG” de Portugal), não seria preciso de mais nada e eu estaria “livre” para trabalhar.

Meia verdade. Você está livre para trabalhar, porém não para receber seu salário! Quando fiz meus documentos no Brasil, meu cartão cidadão já saiu com o número da segurança social, mas sem o NIF (como se fosse o “CPF” daqui). Esse NIF você tira aqui em Portugal apenas quando já tem um endereço por aqui.

NIF

Não é preciso provar muito seu endereço (eu levei o meu contrato do trabalho e usei o endereço da empresa para o cadastro), mas você pode usar qualquer outro endereço – claro que se você tiver um endereço “fixo”, é melhor. Para solicitar o NIF, você precisa pedir um novo Cartão Cidadão e esperar 2 semanas até ficar pronto.

O número é gerado na hora (tente pegar na hora para ficar livre). Com a carta recebida, você vai retirar seu cartão do cidadão novo – Por isso é importante tomar cuidado com o endereço utilizado, pois se for um AIRBNB ou um Hotel que você vai ficar apenas alguns dias, pode ser que não funcione para você.

Para você que é cidadão europeu de outro país (Itália, Espanha, etc.), você vai precisar ir até o SEF e solicitar a sua residência em Portugal. É simples e tranquilo e você vai precisar apenas do seu Passaporte e de uma carta compromisso (ou prova de subsistência) para ficar em Portugal. O mesmo vale para casados e filhos de cidadãos europeus. O processo é o mesmo.

O custo dos dois casos (criar o NIF ou Solicitação de Residência) é de 15€ (preço em 2018).

Link Apoio: https://www.sef.pt/pt/Pages/conteudo-detalhe.aspx?nID=63

Já para a Irlanda o caso é um pouco mais “simples” (ou não)…

PPS

Você vai precisar do PPS, que funciona exatamente da mesma maneira que o NIF e vai ser o seu “RG” também por lá. Geralmente o PPS é criado para você com uma carta da empresa que está te contratando, solicitando a criação do mesmo. Você apenas precisa agendar a criação pelo site, ir com a carta e seus documentos no dia indicado e pronto. Se você não tiver a carta da empresa, pode ser um pouco mais trabalhoso e comentei no post de ontem sobre isso. Mas tente encontrar maiores detalhes no site deles.

Link Apoio: http://www.welfare.ie/en/Pages/PPSN.aspx

 

Que tal compartilhar esse post? 😉

Deixe uma resposta