Paris – a cidade que cheira…

É complicadíssimo como eu SEMPRE tenho uma impressão diferente das MILHARES de pessoas que visitam Paris… Logo quando chegamos em Paris (sem enteder UMA palavra, a nao ser bonsoir) resolvemos pegar um metro, pq tínhamos pego um mapa da cidade e depois da experiência TOTALMENTE satisfatória do Metro de Madrid… A gente se acha craque em mapas complexos de metro. Mas, Paris é complicado… E O METRO É HORRÍVEL! Logo quando fizemos a primeira baldiação nos deparamos com algo “comum” nos bairros de Paris… Um cara mijando na placa do metro, como se fosse a coisa mais normal e banal do mundo!

No bairro do Hotel (Próximo a Praça Republique, não queiram que eu escreva palavras em francês… Eu tenho problema!) a mesma cena se repetiu de uma maneira engraçada. Uma menina olhando para a esquerda enquanto, na direita a UM PASSO de distancia, o seu namorado vestido como se tivesse saído de um casamento, mijava na rua… E foram 5 ou 6 cenas IGUAIS (Inclusive na Bastille, famoso bairro com as baladinhas e onde começou a revolução (!!!!) da França)… Fomos dormir com a impressão e o olfato TOTALMENTE enjoados…

No dia seguinte, com essa SUPER impressão embarcamos para o roteiro turístico… Torre Eiffel, obviamente decidimos economizar 4EUR e subir de escada… São “só” 700 degraus (pra quem já quase não anda… As pernas já nem sentem mais!). A Torre é o que falaram milhões de vezes. Vc escuta TODOS (T-O-D-O-S) os idiomas e sotaques com idiomas, do MUNDO! É impressionante… E obviamente esta parte é limpa, mas constatei que por conta dos próprios turistas do que por uma limpeza efetiva dos franceses…

IMG_1791
E foi assim que vimos logo no domingo de manhã…

IMG_1850  
É esta a visão do ‘topo do mundo’…

Brasileiro, conhece brasileiro em qualquer lugar do mundo (afinal somos bacanas e gastamos nossa grana no mundo inteiro!) e acabamos por conhecendo quase 2 vizinhas do Kido (que mora em Guarulhos). Nos falaram do roteiro da tarde delas que se encaixava no nosso… Louvre (DE GRÁTIS!) e Arco do Triunfo… Embarcamos juntos, rindo e sentindo nojo do Metro (novamente) para o museu mais famoso do mundo. Indo de metro a fila era ridículamente pequena (fico feliz qdo acontece isso!) e em menos de 10 minutos estavamos com um mapa na mão e tentando fazer os caminhos e nos acharmos nos (não)marcados lugares… Paula e Mariana ficaram nossa compania INFINITA em Paris… Ficamos o domingo e segunda inteiramente juntos (inclusive conseguimos a façanha de se encontrar no METRO, quer dizer pegar o mesmo metro, no mesmo vagão e na mesma porta, sem combinar NADA! Isso que a nossa linha era uma e a delas outras… Então fizemos EXATAMENTE a mesma coisa!)

IMG_2020
Tiago, Kido, Paula, Matheus e Mariana… O CREW Brasil em Paris. 

Voltando… Eu particularmente não curtia a idéia de ir no Louvre, mas iria me arrepender… O Louvre é mais do que um museu foda… Ele É ELE! Não dá para ver tudo (eu ainda acho que não vi 10% nas 4hrs que ficamos lá dentro!), mas o que vc vê, vc se impressiona… Esculturas, pinturas, restaurações… Tudo é fenomenal. Obvio que vimos a Venus e óbvio que tentamos nos aconchegar para uma foto bacana da Monalisa. Não achei NADA especial nela, mas registro feito, certo? 2 coisas preferidas no Louvre… As gigantes telas de Jacques-Louis David e a parte destinada ao Egito. É no “subsolo” do Louvre, em uma parte totalmente piramides, que TUDO ajuda… a iluminação, o cheiro, o frio, o mistério… PERFEITO! SÉRIO!

IMG_1901
Turismo, bom dia!

IMG_1967
Indescritível ver isso na sua frente…

IMG_1986
A parte egipcia… tem como descrever?

Saindo dali, encaramos a seguir sempre reto para chegar uma hora, qualquer, no Arco do Triunfo. Mas, como eu falei “Em Paris, vc anda uma quadra e fica 15 minutos só tirando foto!” o que faz qualquer trajeto de no máximo 10 minutos, tornar-se, FACILMENTE, um trajeto de 3horas (sem zuera!). É que também o trajeto ajuda. Vc saí do Louvre e tem um, mais do que perfeito, jardim na sua frente, depois vc tem o Obelisco, depois vc tem um início de ChampsÉlysées, depois vc continua por ela mais frenética de comércio (O 2o mais caro m2 do mundo!), vc resolve parar para comer, e lá pelas tantas você chega (e até se perde para chegar nele) ao Arco. Que deve ter uma vista fenomenal (abortamos, pois já subimos ao topo da Torre e não rolava pagar os 8EUR pedidos!), mas que ali, a noite, bateu um “É, isso aqui FEDE, mas é bonita…”.

Quando paramos para tirar as fotos do Arco, eis que viramos para a Torre e vimos elas piscando, como se fosse uma árvore de natal… corremos para filmar e fotografar… e ela se apagou. Perguntamos e (malditas pessoas que não me falaram disso para eu me preparar melhor!) acontecia durante 5 minutos a cada nova hora. Pegamos novamente o metro para a torre e lá ficamos esperando seus minutos passar… Isso já eram 22h (escurece aqui, 20h30… BIZARRO!) e novamente a gente estava nos pés da torre, com todo aquela guerra de idiomas, admirando algo que não é possível descrever… Ali, novamente, Paris deu um soco na minha cara e falou “Fala que sou horrível!”.

Depois tentamos achar uma cerveja, mas acabamos sem conseguir e compramos uma na vendinha e viemos beber no quarto do hotel. Cerveja em Paris é servida na temperatura ambiente… Mas, valeu! O dia seguinte ainda prometia algumas coisas e rolou como deveria rolar: Notre Dame, Pantheon, Jardim de Luxemburgo e o que mais aparecesse pelo caminho. E o que apareceu?! Um programa FRANCÊS (Turista?!) DE VERDADE! Almoço no Bristol com comidas exóticas… Almoçamos Escargot, mexilhão com molho de queijo e PATO! Perfeição, bom dia!

DSC00391
Cerveja Belga, em Paris, na temperatura ambiente…

DSC00400
Tente achar os detalhes de uma só vez…

Meio que os passeios coroaram a perfeição do dia. Notre Dame é animal, totalmente cheia de detalhes e a cada vez que vc olhava para a MESMA porta, vc tinha uma visão diferente. O Pantheon é imponente, bonitao, mas o que mais impressiona é o bairro e as suas ruas tão “PARIS” hahaha… Já era hora do almoço (15h locais) e já estavamos com fome… Achamos o famoso (e tão aguardado) Bistro… E exótico. Comida boa (só espero que não me faça mal amanhã) e totalmente aprovado!

DSC00454
Escargot… Encara?!

DSC00462
Primeira vez no Bristo de Paris… 

A tarde foi fugir da leve chuva que caiu (caia e parava… Finalmente chuva, depois de quase 50 dias de sol!) e aproveitar (e fazer fotos “brasileiros turistas felizes”) nos Jardins… A noite uma ida ao Louvre para visualizar suas luzes e sua eterna beleza. Novamente aquele tapa na cara de “Sou fedida?! Veja isso!” … Bem complicado!

DSC00485
Felizes?! Brasileiros…

DSC00486
Mortal Kombat Feelings… 

DSC00518
Paris noturna… O show de luzes sem flash!

DSC00536  
Louvre noturno…

Nessa eterna porrada x admiração por Paris, nem comentei do nosso último dia de Madrid. Almoçamos em um lugar simples que oferecia menu (2 pratos, bebida, sobremesa e pão) por 11EUR. Vimos no cardápio e tinha a famosa Paella… Vamos a ela! Nada comparada a da minha mãe e vi que todas são o mesmo padrão… Pois vi outra mais cara fazendo (neste outro lugar a quase 30EUR). Detalhe para o vinho que eu pensei que viria em uma taça só…NÃO! A garrafa toda… O Kido sem beber, o Tiago sem poder beber ainda… Matei a garrafa e fui rindo que nem tonto para o Bernabeu com 15 kilos de bagagem nas costas em um sol TOTALMENTE retardado!
DSC00363
Paella em Madrid. A da Dna Lúcia dá de 1000000000000000 x 0!

O Bernabeu é… IMPONENTE! Dá até uma tristeza ao pensar que não temos UM (1) estádio no Brasil que chegue próximo a ele… E isso que só vimos de fora, a entrada custava 16 EUR e resolvemos escolher outro estádio para visitar e tentar salvar ainda a grana. E também estavamos meio atrasados para o aeroporto! E também da primeira (e tomara última) experiência da Ryanair… Depois de quase não entender o espanhol bizarro que era falado no aeroporto, quase perder a hora do check in (foi feito aos 49 do segundo tempo!) foi esperar 1hr de ATRASO para entrar no voo! O avião é uma FEIRA! Criança berrando, aquela galera estranha, 2938213715343 pessoas, banco que não deita, avião balançando como se fosse uma caipirinha de gente… Sério, foram as 2horas mais infernais que passei dentro de um avião na vida. Prometi para minha alma que JAMAIS reclamarei da Gol novamente! E tenho dito…

DSC00376
Brasileiros e mochileiros… 

Amanhã o dia vai ser TOTALMENTE dedicado a descansar MUITO para os 2 dias de Londres que devem ser insanos e complicados demais para aguentar! Saímos de Paris, deixando seu cheiro de urina, seu mal humor e tudo de mais belo do mundo… Para chegarmos na famosa (e nem tão esparada assim, por mim) “Cold London”! Vamos ver se faz juz ao nome e deixa seu espirito cinza inspirar meus dois próximos dias…

Desculpem pelo post longo…Mas foram quase 3 dias. E como o Tiago quase acabou de falar aqui no hotel “Hmmm… Faltam, 21 dias!” e vamos viver os 21 dias de uma forma boa, certo!? =)

PS. saudades de arroz com feijão…

Que tal compartilhar esse post? 😉

4 thoughts on “Paris – a cidade que cheira…”

  1. Fala Matheus, blz?
    Pelo visto está aproveitando bastante, pena que nessas horas os dias parecem ser mais curtos e tudo acontece muito rápido. Daqui a pouco você estará na Bélgica!
    Fui para Serra Negra no feriado e encontrei sua mãe. Abraços

Deixe uma resposta